UFPel participa da Edição de Verão do Projeto VERSUS Extremo Sul

10 de Abril de 2013

versus-s-leo.JPG Iniciou no dia 6 e acontecerá até o dia 20 de abril a 3ª edição do Projeto VERSUS Extremo Sul (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), que tem como sede o Tourist Parque Hotel, no município de Pelotas.

versus-sleo-2013.JPGNeste ano, a Escola de Saúde (ESP), através da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES), e Ministério da Saúde, através da Rede Unida, financiou o projeto estadual das Vivências e Estágios na realidade do SUS – VER-SUS Brasil CIES/RS. Para tanto, todas as Coordenadorias Regionais de Saúde participaram da construção desta proposta, mas mantendo o protagonismo estudantil nas questões relativas aos processos seletivos dos estudantes e facilitadores e metodologia da vivência.

O VER-SUS caracteriza-se pela imersão no Sistema Único de Saúde, vivência no cotidiano de trabalho no SUS, na atenção e gestão e na relação com o controle social, participação popular, movimentos sociais e escola formadora. Esta atividade abrange estudantes, professores, comunidade e serviços de saúde, visando uma formação em saúde adequada às necessidades sanitárias e sociais e na contribuição com a construção permanente do SUS.

Conforme o coordenador local do Projeto na UFPel, doutorando Marcos Aurélio Matos Lemões, o VER-SUS conta com apoio do Departamento de Enfermagem, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, e Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Origina-se por considerar que a educação é um bem social, de acesso a todas as pessoas e emancipatório, dentre vários aspectos, pela produção de autonomia. Esta se constitui na experiência dos processos educativos e é uma das condições para a produção de saúde.

Trata-se de um conceito amplo, e que se refere a intervenções no processo saúde-doença, em que o resultado, em seu fim último, seja a vida. Mas, para que isso ocorra, é impreterível o exercício permanente, na perspectiva do ensino-aprendizagem significativo e dialógico, individual e coletivo, nas ações e práticas de saúde no cotidiano do trabalho.

Nesta edição, o projeto conta com estudantes de diversos cursos da área da saúde e afins da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (Furg),  Universidade Católica de Pelotas (UCPel), e  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o foco das vivências serão as Redes de Atenção à Saúde, o entendimento do funcionamento dessas redes e dos sistemas municipais e regionais de saúde no extremo Sul do Brasil. O grupo vai realizar vivências nos municípios de Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Canguçu, Pedras Altas, São Lourenço do Sul, Herval e Pinheiro Machado.