Na primeira reunião do Condir, chefe da Auditoria e representantes são indicados

26 de Março de 2013

dsc08764.JPG dsc08766.JPG Na primeira reunião do Conselho Diretor da Fundação (Condir), dentro da nova gestão da UFPel, foram indicados o novo chefe da Auditoria Interna da Universidade, um representante comunitário no Conselho Universitário (Consun) e um representante na Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). A apreciação das contas da gestão anterior ficou para a sessão do Consun desta quarta-feira (27), às 14h, em função de entendimento que o Conselho Universitário deve analisar os números antes do Condir.

O ex-reitor Cesar Borges, acompanhado do ex-pró-reitor Administrativo, Ernani Ávila, esteve presente na reunião para apresentar o relatório de prestação de contas de sua gestão. Após o consenso de que o documento deveria antes passar pelo Consun, os conselheiros decidiram realizar uma sessão conjunta nesta quarta-feira, dos dois órgãos, cujo primeiro ponto de pauta será a apreciação das contas.

A segunda pauta do dia foi a indicação do novo auditor interno da UFPel. Foi aprovado o nome do servidor Elias Medeiros Vieira, que vem para a UFPel cedido pelo Tribunal Regional Eleitoral, onde desenvolvia esta função e onde desempenhou também o cargo de ouvidor. Vieira é doutorando em Ciência Política pela UFRGS, tem experiência como professor nas áreas do Direito e da Ciência Política e trabalhos de pesquisa com ênfase em estudos políticos e sócio-jurídicos. É analista judiciário federal.

Conforme o reitor Mauro Del Pino, a Auditoria Interna é um órgão vinculado ao Condir e constitui-se em um braço da Controladoria Geral da União (CGU), para onde vai agora a indicação do nome de Vieira, dentro da UFPel.

O regramento legal prevê a elaboração de pelo menos um relatório anual do auditor para o Condir, mas o Conselho pode chamá-lo a qualquer momento. O auditor interno apenas controla a relação da Universidade com suas fundações de apoio, não cabendo a ele realizar auditorias nas fundações.

Representantes
Como representante comunitária no Consun foi indicada a professora estadual Régia Maria Nogueira, da rede de educação básica e membro do Conselho Municipal da Educação.

Os nomes dos professores da UFPel Paulo Ferreira (titular), e Paulo Bretanha Ribeiro (suplente) foram indicados para a representação na Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).