Visita Técnica à fronteira Livramento-Rivera

5 de Fevereiro de 2013

Com o tema Empreendimentos socioambientais em áreas de fronteira, o Núcleo de Estudos Fronteiriços do Centro de Integração do Mercosul promoveu, com a coordenação de curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, a visita técnica de professores e alunos a fronteira Santana do Livramento – Rivera.

Na oportunidade, professores e alunos acompanharam a palestra do Secretário Municipal de Planejamento e Meio Ambiente de Santana do Livramento, Luis Carlos Santana, que versou sobre os desafios do gestor ambiental em município limítrofe a outro país. Nesse sentido, de acordo com o professor Maurício Pinto da Silva, coordenador do Núcleo de Estudos Fronteiriços, “o fortalecimento do processo de integração, por exemplo, o Mercosul, bem como, os empreendimentos existentes e novos projetos como parques eólico, hidrelétricas, termoelétricas, saneamento integrado e a utilização de hidrovias em áreas de fronteira tornam cada vez mais complexas e dinâmicas as atividades do gestor local diante desse cenário”.

Além da palestra foram realizadas visitas técnica a Usina Eólica Cerro Chato - Eletrosul - Centrais Elétricas S.A (parque eólico) e a empresa ALAMA – Reciclados Plástico.