Almanaque do Bicentenário de Pelotas é doado para a UFPel

28 de Dezembro de 2012

A Universidade Federal de Pelotas recebeu, nesta sexta-feira (28), dez exemplares do Almanaque do Bicentenário de Pelotas (Pró-Cultura RS/Gráfica e Editora Pallotti, 2012). Trata-se do primeiro volume (de uma série de três) de um projeto idealizado por Duda Keiber, que recebeu planejamento cultural da Gaia Cultura & Arte e tem a coordenação editorial e organização de Luís Rubira, professor do Departamento de Filosofia da UFPel.

Com 336 páginas, o volume 1 presta uma homenagem a João Simões Lopes Neto (principal protagonista das comemorações do 1o Centenário) e à cidade de Pelotas. Por esta razão, ele traz em seu núcleo o fac-símile da “Revista do 1o Centenário de Pelotas” de Simões, bem como apresenta 212 imagens da cidade anteriores ao ano de 1912. Com textos dos pesquisadores Luís Borges (que apresenta a “Revista”), Adão Monquelat e Valdinei Marcolla (que trazem João Cardoso dos Contos gauchescos para a História) e notas à iconografia de Guilherme Almeida, este volume teve a co-produção de Beatriz Araújo, o apoio do Instituto João Simões Lopes Neto e a direção de arte de Valder Valeirão.

Obra que é um presente para a cidade de Pelotas, e cujos volumes 2 e 3 (a serem lançados em 2013) irão contar com a participação de diversos pesquisadores da UFPEL, ela é financiada pelo PRÓ-CULTURA/RS, com o apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e foi patrocinada pela empresa Josapar. Com tiragem de 1000 exemplares, o Almanaque do Bicentenário de Pelotas vem sendo doado para diversas bibliotecas a nível municipal, estadual e federal e pode ser lido na Internet através do sítio www.almanaquedepelotas.com.br.

Do total de dez exemplares doados para a UFPel, ainda dentro do calendário do Bicentenário, quatro (04) exemplares estão sendo entregues ao Gabinete do Reitor, do Vice-Reitor e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e à Biblioteca Central; quatro (04) são destinados à Biblioteca de Ciências Sociais, encaminhados aos Diretores do IFISP, professor Álvaro Barreto (dois exemplares), do ICH, professor Sidney Gonçalves (um exemplar para o Departamento de Museologia, Conservação e Restauro) e da Faculdade de Arquitetura, professor Antonio Cesar Silveira (um exemplar); e, por fim, dois (02) ao Núcleo de Documentação Histórica (NDH), coordenado pela professora Lorena Almeida Gill (01 exemplar), e ao Diretor do Centro de Integração do Mercosul, professor Jabr Hussein Debb Haj Omar (01 exemplar).