Prodocência é finalizado com o sucesso do Ói Nóis no Largo do Mercado

20 de Dezembro de 2012

o-amargo-santo-da-purificacao.JPG O Programa Interdisciplinar e Transversal de Dança, Música e Teatro: qualificações artístico-pedagógicas (Prodocência Capes/UFPel edital 028/2010) encerrou-se no domingo(16), com sucesso de público na apresentação do espetáculo de rua “O amargo santo da purificação” da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, da Terreira da Tribo de Porto Alegre. Cerca de 500 pessoas assistiram ao trabalho do grupo no Largo do Mercado Público de Pelotas.

O referido Programa, financiado pela Capes, além de equipar o Laboratório Interdisciplinar e Transversal de Artes (Lita), promoveu sete oficinas integradas de artes e oito residências artísticas.

Oficinas integradas de artes:

- “O ensino de arte na escola”, com os professores Gustavo Duarte, Lélia Diniz e Vanessa Leite (UFPel);
- “Faz de conta que somos artistas” e “Da ciranda ao circo”, com Sérgio Lulkin (UFRGS);
- “Percussivamente”, com Edu Pacheco (UERGS);
- “Hélio Oiticica: o sol do novo mundo”, com Edélcio Mostaço (Udesc);
- “Sensibilização para a diversidade”, com Sonia Lopez (Argentina);
- “Contando histórias com palavras, músicas e imagens”, com Luciana Hartmann (UnB)

Residências artísticas:

- “O passo”, com Lucas Ciavatta (RJ);
- “As energias corporais no ato performativo”, com Gina Tocchetto (Lisboa/Porto Alegre);
- “Composição coreográfica e suas interfaces com a música”, com Luciana Paludo e Ettore Sanfelice (Porto Alegre).
- “Da energia à ação”, com Simioni (Lume – Unicamp)
- “O ensino da arte em suas diferentes linguagens”, com Isabel Marques (São Paulo)
- “Percussão corporal”, com Fernando Barba Charles William Raszl – Barbatuques.
- “Vivência com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz”, com Paulo Flores e Tânia Farias.
- “Folclore como proposta interdisciplinar na escola”, com a profª. Carmen Hoffmann.

O Programa teve a coordenação geral da professora Marina de Oliveira e a coordenação adjunta da professora Isabel Hirsch. Na equipe, também trabalharam os seguintes professores do Centro de Artes: Alexandra Dias, Daniela Castro, Luciana Cesconetto, Maria Amélia Gimmler Netto, Rafael Borges e Thiago Amorim.