UFPel inaugura Anfiteatro dr. Danilo Rolim de Moura

19 de Dezembro de 2012

danilo.JPG A memória do doutor Danilo Rolim de Moura foi reverenciada de forma singela e emocionante, em solenidade realizada pela UFPel no final da manhã desta quarta-feira(19). Ao dar ao anfiteatro do Núcleo de Neurodesenvolvimento dr. Mário Coutinho o nome de Danilo – um dos mais respeitados e conceituados pediatras da história médica de Pelotas –, ficou evidenciado que sua prematura morte ainda é uma chaga aberta, que a Faculdade de Medicina procura suprir com reverência e saudade, buscando espelhar-se em seus exemplos de profissionalismo e dedicação.

medica.JPG Escolhida para representar o grupo formado pela Pediatria, pelo Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids e pelo Núcleo de Neurodesenvolvimento, a médica Vera Lúcia da Silveira disse que uma palavra define o homenageado: amor, referindo-se à sua devoção pela vida, pelas crianças e pelos pacientes especiais – Danilo foi o primeiro a atender pacientes aidéticos.

Ela resumiu o sentimento ao citar os dizeres da placa que identificará o espaço inaugurado, “reconhecimento e carinho dos profissionais de saúde e pacientes pelo trabalho inovador e incansável na área de saúde infantil”.

Sem esconder a emoção, o diretor da Faculdade de Medicina, Farid Nader, se disse impossibilitado de manifestações mais longas, limitando-se a definir o homenageado como conselheiro, amigo, apaziguador e orientador. Nader fez alusão à morte da professora Rosa, esposa de Danilo, também falecida neste ano, e disse que a homenagem é mais do que merecida.

De sua parte, o vice-reitor Manoel Luiz Brenner de Moraes, no exercício da Reitoria, teceu considerações elogiosas a Danilo e afirmou: “tudo o que sentimos em relação a ele se resume em uma palavra – saudades”.

cesar.JPG Pondo fim aos pronunciamentos, o reitor Cesar Borges discorreu sobre suas antigas ligações com o homenageado, desde o início da trajetória profissional de ambos. Borges relembrou a intenção revelada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quando da inauguração do Núcleo de Neurodesenvolvimento da UFPel (empolgado com o discurso de Danilo Rolim de Moura), de criar na Universidade o Centro Nacional de Autismo. Nesse sentido, o reitor revelou o projeto de transferir futuramente o Núcleo para os fundos da área da antiga Laneira, onde Centro de Autismo poderá ser sediado.

A propósito, Cesar Borges se encarregou de acabar com as especulações que cercam seu futuro profissional após o fim de seu mandato na Reitoria. Ele afirmou que se sentiria honrado em exercer a sub-coordenação do Núcleo de Neurodesenvolvimento. “Vocês só precisam me conseguir diárias e passagens, pois me disponho a ir atrás dos recursos federais para tornar o Centro uma realidade”, brincou.

Ao descerrarem a placa, os filhos Lucas e Daniel afirmaram que a maior homenagem à memória de Danilo Rolim de Moura é levar adiante a ideia do Centro.

A trajetória de Danilo

Dedicado colaborador da gestão Cesar Borges na área da Saúde e um dos abnegados defensores do futuro Hospital-Escola da UFPel, Danilo Rolim de Moura era o único representante do Rio Grande do Sul no Comitê Consultivo Nacional para Políticas de Pessoas com Deficiência.

Por décadas, foi reconhecido e respeitado médico pediatra em Pelotas, onde construiu com pacientes e seus familiares mais do que laços profissionais, mas sobretudo de profunda amizade e afeto.

Foi Presidente do Centro Acadêmico Sarmento Leite, da UFRGS; vice-presidente do DCE da UFRGS, secretário municipal da Saúde nas gestões dos prefeitos Bernardo de Souza e José Maria Carvalho da Silva; chefe da UTI Pediátrica Neonatal da Sociedade Portuguesa de Beneficência; e atuou na cidade de Pelotas desde o ano de 1981.

Mestre em Neurociências, foi o idealizador do Núcleo de Neurodesenvolvimento dr. Mário Ferreira Coutinho, na UFPel.