Prédio da FAUrb/ UFPel obtém etiqueta de projeto de eficiência energética

17 de Dezembro de 2012

Não basta ensinar, é necessário exemplificar. Seguindo este preceito, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi a primeira instituição no Rio Grande do Sul , no setor de edificação comercial, serviços e pública, a obter a Etiqueta Nacional de Eficiência Energética (ENCE), emitida pelo Inmetro para o projeto de ampliação da área física da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb).

O projeto avaliado obteve nível A na ENCE Geral e também em cada um dos itens avaliados: envoltória, sistema de iluminação e sistema de ar condicionado.

O projeto arquitetônico, conduzido pelo professor Ricardo Pintado (FAUrb) contou com a participação ativa de profissionais, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação vinculados ao Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) da FAUrb, coordenado pelo professor Antonio César Silveira Baptista da Silva.

Nesta interação extremamente rica do ponto de vista acadêmico e pedagógico participaram a arquiteta Juliana Al-Alam Pouey ( bolsista da Eletrobras/LABCEE); engenheira eletricista Liader da Silva Oliveira (LABCEE); técnico eletrotécnica Antonio Carlos de Freitas Cleff;  professor arquiteto Eduardo Grala da Cunha (LABCEE), professor engenheiro mecânico Oberdan Nogueira (Furg/LABCEE); professor Eduardo Bertoni (FAUrb); Alvaro da Silva Xavier (FAUrb) e Monica Wilges, Jessica Busnello, Paula Curi Hallal, Caroline Benedetti (bolsistas de graduação no LABCEE).

As principais características do projeto que o conduziram ao nível A de eficiência energética foram o correto isolamento de paredes e cobertura, uso de protetores solares, utilização da iluminação natural, sistemas eficientes de iluminação artificial e de condicionamento de ar.

A edificação, com cerca de 570 m2 distribuída em três pavimentos, abrigará o Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (LINSE), ateliers e sala de aula, o centro acadêmico, salas de professores e também um estúdio de Gravação para o Centro de Artes.

A ENCE de projeto tem validade por cinco anos. Após a construção do prédio, será feita nova inspeção, desta vez no edifício construído, para verificar se este foi construído conforme o projeto avaliado. Em caso positivo, é emitida a ENCE definitiva da edificação.

Esta obra, quando concluída, irá minimizar o grave problema enfrentado pela FAUrb, no que se refere ao espaço físico, acentuado após a incorporação de parte do Departamento de Desenho Técnico e Gráfica Computacional do Instituto de Física e Matemática (IFM), em 2011. Atualmente, o projeto executivo está sendo realizado pelo Departamento de Planejamento Físico da UFPel. 5900-12_ence-2.pdf