Assistência Estudantil da UFPel é contada em livro

17 de Dezembro de 2012

convite-copy.jpg
imagem1.png imagem2.png imagem3.png A história da Assistência Estudantil na UFPel está sendo contada em livro. O objetivo da obra é ressaltar o trabalho desenvolvido nesta área pela Instituição em seus 43 anos de existência. Antes mesmo de se tornar Universidade, os serviços de assistência já se faziam presentes em unidades como as Faculdades de Odontologia, de Direito e de Agronomia e no então Colégio Agrícola Visconde Graça.

A obra cita a relação entre a Assistência e o Movimento Estudantil, desde o início do século passado, com suas lutas para atender os estudantes com dificuldades socioeconômicas. O trabalho é baseado em documentos oficiais e depoimentos de ex- alunos que vivenciaram a Assistência na Instituição. Muitos hoje são servidores da própria Universidade. O livro tem 125 páginas e é dividido em capítulos que destacam os restaurantes universitários, a moradia estudantil, o transporte e o atendimento biopsicossocial.

Os autores são Carmen de Fátima de Mattos do Nascimento, Pró- reitora de Assuntos Estudantis da UFPel, e José Leonel da Luz Antunez, professor do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG), hoje ligado ao IFSUL, e que foi pró-reitor de Assistência Estudantil na Universidade.

Segundo Carmen Nascimento,“a UFPel, tradicionalmente, sempre esteve atenta às questões nacionais, regionais e locais relacionadas à Assistência Estudantil. Assim, ininterruptamente consolidou uma história respeitável na área e não poderia deixar de registrar importantes ações voltadas a uma grande parcela de estudantes que pela Instituição passaram”.

Para Leonel Antunez ,“retomar a história da Assistência Estudantil na UFPel é cumprir compromissos e prestar contas à comunidade, mas, é antes de tudo, uma questão de justiça com todos aqueles que somaram esforços para minimizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes durante o percurso acadêmico”.

Dia: 20/12
Hora: 18 horas
Local: Biblioteca Mário Osório Magalhães, no Lyceu Sul-Riograndense.