Nesta última quinta-feira (13), na sede da CAPES em Brasília, DF, foram agraciados com o PRÊMIO CAPES DE TESE 2012, os pesquisadores que defenderam doutorado no ano de 2011. O evento aconteceu na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estiveram presentes na solenidade o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães; o presidente do CNPq, Glaucius Oliva; o presidente da Comissão Executiva do Prêmio Capes de Tese e diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral; e a vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Dora Fix Ventura.
“Já estamos na sétima edição deste prêmio que representa um esforço da sociedade brasileira. Essas teses certamente serão publicadas nos melhores veículos do mundo, fato que nos faz ter orgulho da nossa pós-graduação. Estamos defendendo um patrimônio que permite os extraordinários avanços que a ciência brasileira tem feito nestes últimos 60 anos”, disse o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães. O presidente da Comissão Executiva do Prêmio e Diretor de Avaliação da Capes, Livio Amaral, completou dizendo que a sociedade tem poucas oportunidades para celebrar e premiar o que merece ser destacado. “Com esse prêmio, certamente avançamos nessa linha.” O diretor ressaltou que, nos sete anos de prêmio, mais de 2.700 teses foram avaliadas, um número bastante expressivo, que indica a qualidade da pós-graduação brasileira. (Assessoria de Comunicação Social da Capes)
O Prêmio Capes de Tese foi instituído no ano de 2005, com objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior.
A UFPel foi destaque através do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) pela melhor tese do país na área de Biotecnologia desenvolvida aqui na instituição pelo doutor Vinicius Farias Campos e orientada pelo professor Tiago Collares. No presente ano apenas o PPGB da UFPel foi agraciado.
O trabalho inovador intitulado “Nanobiotecnologia aplicada a Transgênese Animal” foi desenvolvido no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) junto ao PPGB e teve sua conclusão em 2011. O estudo trata da geração de um novo processo de inserção de genes exógenos em espermatozoides bovinos utilizando nanopolimeros, sendo denominado de NanoSMGT pelos pesquisadores. Durante o período foram gerados artigos científicos e a solicitação de registro de patente pela UFPel a fim de proteger a tecnologia desenvolvida aqui na Instituição, afirma Tiago Collares.
Segundo Campos, a tecnologia desenvolvida é simples. Buscamos utilizar nanotubos de argila para carrear o DNA de interesse a espermatozoides antes da fertilização. Nosso método cria uma nova perspectiva em biotecnologia animal e transgênese. O prêmio é apenas o reconhecimento de um trabalho em conjunto que temos desenvolvidos nos últimos 10 anos nesta área. Fico contente pela premiação que também contempla uma bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado, sendo assim poderemos dar continuidade a este estudo, afirma Vinicius.
Segundo Tiago Collares, orientador do trabalho, esse é um marco histórico para nosso jovem grupo de pesquisa. Começamos em 2003 a trabalhar juntos e levar a área de transgênese animal como prioridade no desenvolvimento de processos e produtos biotecnológicos. Agora a responsabilidade é maior ainda, pois outros pesquisadores no mundo já demonstraram interesse pela pesquisa e mantém colaboração com o grupo. O PPGB está de parabéns, pois é o segundo ano consecutivo que somos agraciados.
O programa de biotecnologia através do seu quadro de pesquisadores e pós-graduandos não tem medido esforços para garantir a qualificação necessária para atingir os melhores conceitos priorizados pela CAPES. Consequentemente colocamos a UFPel em destaque naturalmente, afirmam os pesquisadores.
Mais informações: http://www.capes.gov.br/