Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

UFPel no Prêmio Professores do Brasil

12 de Dezembro de 2012

Integrantes do Pronecim (Programa Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática) do IFSul / CAVG / UFPel participarão nesta quinta-feira (12), em Brasília, da premiação nacional da 6ª edição do PPB - Prêmio Professores do Brasil, que deverá contar com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Há alguns anos, o Pronecim tem sido designado pelo MEC para coordenar o processo de recepção, cadastramento, avaliação e seleção dos trabalhos enviados, ao PPB, por professores de todo o Brasil, que buscam, através do concurso, ver suas experiências pedagógicas difundidas.

Estarão presentes na solenidade de premiação os professores Vitor Hugo Borba Manzke, Rita Seixas e Raymundo Carlos Ferreira Filho, do IFSul/CAVG; e Vera Lucia Bobrowski, Geonir Siqueira, Rogério Freitag e Paulo Romeu Gonçalves, da UFPel.

O Prêmio

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.

Até a 2ª edição premiava os professores da educação infantil e séries/anos iniciais do ensino fundamental. A partir da 3ª edição a premiação estendeu-se a todas as etapas da educação básica, Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do ensino fundamental e Ensino Médio.

O Prêmio Professores do Brasil na sua 6ª edição está dividido em duas categorias de premiação.

A primeira categoria “Temas Livres” premiará até 4 professores em cada uma das subcategorias, sendo 1 por região geográfica do País: a) Educação Infantil; b) Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental; c) Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental; e d) Ensino Médio.

A segunda categoria “Temas Específicos” premiará até 4 professores em cada uma das subcategorias, sendo 1 por região geográfica do País: a) Educação Integral e Integrada; b) Ciências para os anos iniciais; c) Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e d) Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

Os autores das experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de R$ 7.000,00 (sete mil reais), além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio.

Seção: Notícias