Mestrado em Arquitetura e Urbanismo tem perfil único no mercado

10 de Dezembro de 2012

O curso de mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFPel, que está com as inscrições abertas até 11 de janeiro, está focado no desenvolvimento de pesquisas que possam ajudar na prática do planejamento urbano das cidades, sendo as áreas de arquitetura e urbanismo trabalhadas de modo conjunto.

A preocupação em entender e investigar como as pessoas percebem e utilizam o espaço da cidade e a arquitetura se estende a todas as linhas de pesquisa oferecidas pelo curso. Para o Prograu (Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo), a Arquitetura influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, podendo evitar até problemas de saúde, como o stress.

Essas características tornam o Prograu único no mercado, pois propõe analisar a cidade por diversas perspectivas, ao mesmo tempo. Um conjunto variado e abrangente de linhas de pesquisa é oferecido aos pós-graduandos, oriundos de diversas áreas profissionais.

Segundo a coordenadora, professora Adriana Portella, graduados em diversos cursos, além da arquitetura, podem ingressar na Prograu, desde que desenvolvam sua pesquisa em temas relacionados à problemática da cidade. Graduados em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Geografia Urbana, Turismo, História, Design Gráfico, Jornalismo, Filosofia, Sociologia, Artes Plásticas, dentre outros, podem prestar o processo seletivo.

O Mestrado dura 24 meses e tem horários flexíveis. Apenas uma disciplina é obrigatória, sendo as outras optativas. O estudante fica com o segundo ano livre para se dedicar à dissertação de mestrado.

O Programa possui hoje 16 bolsas de estudo da Capes, para os mestrandos que desejam se dedicar exclusivamente à pesquisa, durante os 24 meses. Para os novos mestrandos em 2013, o Prograu estará oferecendo seis bolsas no valor de R$ 1.350,00. Além disso, a infraestrutura encontrada na Pós-Graduação é excelente. “Temos equipamentos, laboratórios e salas que atendem às necessidades de todos os alunos”, destaca a coordenadora. O Programa conta ainda com uma biblioteca local aberta a toda a comunidade acadêmica da UFPel, cuja compra de mais de R$ 12 mil em livros importados foi concluída em novembro.

O foco é incentivar o mestrando a desenvolver estudos cujos resultados possam auxiliar as práticas de planejamento da cidade. “Não adianta fazer pesquisa somente para deixar a dissertação decorando estantes”, disse a coordenadora. Para ela, o importante é que os resultados das pesquisas possam auxiliar a redução ou até mesmo solucionar problemas urbanos existentes.

Como exemplos existem duas dissertações de mestrado já concluídas em 2012, uma que tratou do problema da mobilidade dos pedestres nas ruas do centro de Pelotas; pesquisa desenvolvida pela arquiteta da Prefeitura Daniela Tunes,. e outra um estudo desenvolvido pela professora do IFSul Tais Viana, que teve como foco a avaliação do crescimento urbano da cidade de São José do Norte. Este trabalho teve como ênfase a importância da paisagem natural na composição daquela cidade e o grande potencial turístico da Região. Segundo a professora Gisele Pereira, examinadora externa da dissertação e formada em Turismo e Doutora em Planejamento Urbano em Oxford, na Inglaterra, esse trabalho apresenta resultados que devem ser aplicados diretamente em diretrizes de planejamento urbano em São José do Norte.

Para a coordenadora do Prograu, “mestrado não é somente para a aqueles que querem seguir carreira acadêmica, mas sim para todos que querem se aprofundar em um determinado assunto”;

O Programa possui sete linhas de pesquisa, que são Gráfica Digital aplicada à Prática Projectual em Arquitetura e Urbanismo; História da Arquitetura da Cidade; Percepção e Avaliação do Ambiente pelo Usuário; Sistemas Configuracionais Urbanos; Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo; Conforto e Sustentabilidade do Ambiente Construído e Gestão, Produção e Conservação do Ambiente Construído.

O Pós-Graduação tem vários professores graduados e pós-graduados em universidades de renome nacional e internacional, de países como a Inglaterra, Bélgica, Espanha, Alemanha e Argentina.

Para ingressar na Prograu, o interessado deve passar por uma prova dissertativa, uma prova de títulos, avaliação do projeto de pesquisa e entrevista para a defesa do projeto. O aluno que estiver cursando o último semestre da graduação também poderá se inscrever, bastando apresentar o comprovante desta situação. Para mais informações acesse o site http://www.ufpel.edu.br/faurb/prograu/processo.php.

Seção: Eventos · Notícias