6 de Dezembro de 2012

A portaria n° 372 de 17 de setembro de 2010 regulamentou o RTQ-C (Regulamento técnico para a Qualidade do Nível de Eficiência Energética de edificações Comerciais, de Serviços e Públicas), e consequentemente a etiquetagem do nível de eficiência energética de edifícios comerciais, de serviços e públicos. A etiquetagem e a inspeção foram definidas como mecanismos de avaliação da conformidade para classificação do nível de eficiência energética de edifícios após um processo que se iniciou em 2001 com a promulgação da Lei n°. 10.295, que dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia (BRASIL, 2001a).

Dentro deste contexto o Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, fazendo parte dos 14 laboratórios de Conforto Ambiental da Rede R3E, sendo um dos quatro laboratórios que recebem recursos da Eletrobrás para tornar-se Organismo de Inspeção, está promovendo o I Curso de Simulação do Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais com base no RTQ-R.

O curso tem uma carga horária de 20 horas e possui a seguinte estrutura:

1. Módulo I – Introdução ao RTQ-R e à Simulação Computacional – 2 horas;

2. Módulo II – Construção do Modelo – 2 horas;

3. Módulo III – Configuração do Modelo – 6 horas;

4. Módulo IV – Análise de Resultados – 8 horas;

5. Módulo V – Documentação a ser encaminhada ao Organismo de Inspeção - RAC – 2 horas;

O número de vagas é de até 25 participantes. O custo para a participação no curso é de R$ 400,00.

Os ministrantes são: Prof. Dr. Eduardo Grala da Cunha, Eng. Elet. Liader Oliveira, Arquiteta M.Sc. Juliana Pouey, Arquiteta Stifany Knop e Arquiteta Jaqueline Peglow.

Inscrições por e-mail: labcee@hotmail.com.

2) Após confirmação, fazer o depósito no Banco do Brasil, Agência 4468-7, Conta corrente – 10.974-6, Fundação Delfim Mendes da Silveira.

3) Enviar comprovante de pagamento por e-mail.

As inscrições deverão ser confirmadas até o dia 24 de janeiro de 2013.

Todos os participantes do curso receberão certificados de participação no curso de extensão da Universidade Federal de Pelotas.

Seção: Eventos · Notícias