UFPel sedia, de segunda (3) a sexta (7), Festival Internacional de Cinema e Meio Ambiente

30 de Novembro de 2012

O Festival Internacional de Cinema e Meio Ambiente ( FICMA) será realizado de segunda (3) a sexta-feira (7), no Auditório da Reitoria, no quarto andar do campus Porto da UFPel, antigo Anglo. A entrada é franca.

A coordenação é das professoras Luciana Bilhalva Corrêa (Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Ana Lúcia Pederzolli Cavalheiro (Curso de Letras – Espanhol) e do professor José Pellegrin, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel.

O Festival Internacional de Cinema do Meio Ambiente (FICMA) foi criado em Barcelona, na Espanha, em 1993 e, desde lá e sem interrupções, é realizado anualmente uma edição do evento. Esse ano, a Universidade Federal de Pelotas foi escolhida, no Brasil, para ser anfitriã do evento. É o festival de cinema sobre meio ambiente mais antigo do mundo em seu gênero. Reconhecido internacionalmente desde 2000, o FICMA recebeu o Prêmio Príncipe, prêmio da Comunidade Européia, atribuído pela Agência Européia do Meio Ambiente para a CE e Prêmio Fundação do Príncipe.

O FICMA é o fundador da maior e mais importante rede de festivais a nível mundial deste gênero: a EFFN (Environmental Film Festival Network), composta por festivais em países como Estados Unidos, Argentina, Peru, Espanha, Portugal, Gana, Israel, França e México, permitindo manter um vínculo de cooperação e solidariedade entre os eventos, além de ser um ponto de referência internacional da mais rigorosa atualidade do cinema e o meio ambiente para a rede.

Durante o Festival serão exibidos 6 curtas infantis e 7 documentários adultos, com temáticas relativas ao meio ambiente, nas línguas francês, espanhol, português e inglês, sendo que todos trazem legendas  em espanhol. Para a exibição dos curtas estão convidadas 300 crianças de escolas da rede pública do Campus Porto. Para a exibição dos longas, espera-se a participação de acadêmicos e da comunidade em geral.

Confira a programação do evento no arquivo cronogramageral_noticia.doc e o cartaz em cartaz-noticia.pdf.