II Seminário de Etnomusicologia UFRGS/UFPel ocorre quinta(29) e sexta-feira(30)

27 de Novembro de 2012

Depois da primeira edição, realizada em 2008, o Grupo de Estudos Musicais - GEM/UFRGS, no ano de seu vigésimo aniversário, e o Grupo de Etnomusicologia da UFPel voltam a associar-se para uma nova jornada de ações formativas e discussões focadas no estado da arte da produção acadêmica na área da Etnomusicologia/Antropologia da Música.

Através de apresentações das pesquisas em andamento, por parte de estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos de ambas as instituições e de comentários pelos orientadores e professores colaboradores, este seminário intra-rede visa dinamizar as trocas de referências teóricas e experiências metodológicas entre os participantes, com o intuito de avançar a reflexão crítica sobre paradigmas e dilemas atuais da produção de conhecimento na área consoante à multiplicidade emergente e incessante de mediações sonoro-musicais nas sociabilidades cotidianas.

Relevante também para ambos os grupos de pesquisa envolvidos nesta parceria é a tarefa reflexiva acerca da inserção dos jovens pesquisadores na disciplina, em face aos novos desafios representados pelas políticas públicas nacionais e globais do “capitalismo digital”, no âmbito da cultura e da educação, do patrimônio imaterial e da memória social. Para acompanhar esses temas, estão sendo convidados os interessados para as sessões de trabalho dos dias 29 e 30 de novembro do II Seminário de Etnomusicologia UFRGS/UFPel.

Coordenação:
Profa Maria Elizabeth Lucas /UFRGS.
Prof Mario Maia/UFPel.

Realização:
Grupo de Estudos Musicais- GEM/UFRGS.
Grupo de Etnomusicologia da UFPel.

Apoio institucional:
PPGMUS/UFRGS.
PPGAS/UFRGS.
Curso de Ciências Musicais / Conservatório de Música / Centro de Artes / UFPel.
PPGA / Curso de Antropologia / ICH / UFPel.