UFPel no centro do debate sobre saúde
O papel das universidades como protagonistas na evolução da saúde brasileira estará entre os temas do maior e mais importante evento da área no país, o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, entre os dias 14 e 18 de novembro, em Porto Alegre. E a UFPel também estará no centro da programação com seus profissionais.
Mais de 8 mil participantes – entre pesquisadores, docentes, estudantes, movimentos sociais e autoridades nacionais e internacionais – são esperados para as programações que ocorrerem simultaneamente nas universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Em meio à ampla grade de seminários, palestras, oficinas, mesas redondas e atividades culturais, os organizadores planejam criar mais do que um cenário de divulgação do conhecimento e de reflexões sobre rumos da saúde. A ideia, também, é propiciar interação entre academia, serviços de saúde e áreas afins. Tudo com o objetivo central de oportunizar a discussão sobre os ‘por ques’ e as alternativas para péssimos indicadores de saúde pública.
Nesta edição, o tema central do “Abrascão”, como é conhecido o congresso, será “Saúde é Desenvolvimento: Ciência para a Cidadania”. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Entre as autoridades nacionais que já confirmaram participação, estão o vice-presidente, Michel Temer; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; e o secretário gaúcho da Saúde, Ciro Simoni.
Para aprofundar os debates a respeito de temas importantes da agenda da saúde coletiva do país foram convidadas instituições representativas no campo da saúde como a Fundação Oswaldo Cruz, Organização Panamericana da Saúde, Organização Mundial da Saúde, Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), além de especialistas e estudiosos internacionais da saúde, como a diretora da OPAS em Washington e a diretora regional para as Américas/OMS, Mirta Roses Periago; o argentino Hugo Spinelli, professor e pesquisador da Universidad Nacional de Lanús; o nicaraguense presidente de la Asociación Nicaraguense de Salud Pública; o inglês Simon de Lusignan, da University de Londres, entre outros.
Durante o evento, também será apresentado um dossiê sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde e será lançada, também, a 2ª edição do livro Políticas e Sistema de Saúde no Brasil, escrito em parceria entre Cebes, Fiocruz e Abrasco consolidando o conhecimento crítico sobre o sistema de saúde brasileiro produzido nos últimos 30 anos.
A programação completa está no site www.saudecoletiva2012.com.br