XIV Enpos apresenta 616 trabalhos de pós-graduação da UFPel

30 de Outubro de 2012

img_9644.jpg A UFPel promove nesta terça e quarta-feira (30 e 31), no auditório do campus das Ciências Sociais, a décima-quarta edição do Encontro de Pós-Graduação (XIV Enpos). O evento, que antes era realizado concomitantemente ao Congresso de Iniciação Científica (CIC), devido à dimensão assumida, passou a ser realizado em data separada. Durante os dois dias, estarão sendo apresentados 616 trabalhos, de forma oral e em pôsteres.

O Enpos é uma mostra da produção científica e tecnológica gerada pelos programas de pós-graduação da Universidade. Na solenidade de abertura do evento, o coordenador da comissão técnica, professor Valdecir Carlos Ferri, enfatizou a franca evolução verificada desde a primeira edição do encontro, então sediado nas próprias salas de aula dos programas, e no qual houve a inscrição de apenas 32 trabalhos, oriundos basicamente das áreas agrárias. Ele destacou o trabalho do professor Orlando Antonio Lucca Filho, como mentor da transferência do evento para uma data própria e como responsável pela sua valorização técnica. Também foram lembrados os 183 professores que trabalharam como revisores e que atuarão como avaliadores dos trabalhos a serem apresentados.

De sua parte, o diretor do Instituto de Ciências Humanas, professor Sidney Vieira, expressou a satisfação das unidades integrantes do campus das Ciências Sociais em sediar o evento. “A produção que se apresenta aqui reflete o trabalho acadêmico ancorado na pesquisa e que repercute no ensino e na extensão”, observou, ressaltando também a qualidade técnica, teórica e metodológica dos trabalhos.

enpos.JPG Ao fechar o ato inaugural, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação(PRPPG), professor Manoel de Souza Maia, no ato representando o reitor Cesar Borges, impossibilitado de se fazer presente, salientou a maior qualificação dos trabalhos e os avanços verificados na área de pós-graduação. Apregoou a clareza de objetivos e da repercussão científica do que venha a ser gerado na área de pós-graduação, eliminando o que chamou de “trabalho pelo trabalho”, ou seja, o trabalho apenas para encher currículo. Segundo o pró-reitor, é preciso a permanente discussão dos programas, lembrando que a pós-graduação não uma mera corrida de obstáculos, em busca de resultados indefinidos.

Maia defendeu a maior interatividade entre os programas e também em relação às escolas de segundo grau. “Desde que assumimos a pró-reitoria, em maio de 2008, procuramos fortalecer as relações intra e extra-universitárias. Ele ressaltou, ainda, o comprometimento da equipe da PRPPG e demais colaboradores, especialmente o trabalho do professor Orlando Lucca Filho e do atual diretor de Pós-Graduação, João Francisco Nascimento Hobuss.

O Encontro de Pós-Graduação da UFPel conta com o apoio da Capes, Fapergs e CNPq.

Veja todas as informações do XIV Enpos no site http://ufpel.edu.br/enpos/2012/.