Geografia prepara evento internacional sobre integração regional

26 de Outubro de 2012

Será realizado em Pelotas, entre os dias 21 e 23 de novembro, o VIII Seminário Internacional de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia, juntamente com o V Colóquio Internacional sobre as Cidades do Prata: “Integração Regional”. Os eventos estão sendo organizados de forma conjunta pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia do Departamento de Geografia do ICH/UFPel e pelo Centro de Documentación Histórica Del Río de la Plata y Brasil Dr. Walter Rela, de Rivera, Uruguai.

A temática da integração regional foi escolhida como tema do evento em função da intensa ligação que vem se intensificando entre parceiros brasileiros e uruguaios em diversos ramos do conhecimento, como na Geografia e na História. As palestras programadas irão discutir a formação histórica e urbana da região platina e estudos específicos sobre temas de interesse comum entre os dois países. Pesquisadores, professores e estudantes, principalmente de Pelotas e de Rivera, apresentarão seus trabalhos, aprofundando o intercâmbio efetivo de ideias e conhecimento.

De acordo com um dos coordenadores do evento, professor Sidney Vieira do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel), “a cooperação entre os dois centros de estudos vem se intensificando há alguns anos graças aos estudos sobre as cidades platinas que se verificam aqui no Brasil e lá no Uruguai. O esforço para a realização de um evento em comum é resultado do aprofundamento desta relação”. Do mesmo modo, a participação do professor Eduardo Palermo, coordenador do Centro de Documentación de Rivera, tem-se intensificado na UFPel, como resultado do interesse em ampliar o relacionamento internacional, sobretudo nesta área de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. A organização destes eventos é resultado desse interesse comum pela integração regional.

Maiores detalhes sobre a programação e outras informações podem ser encontradas no sítio do evento, disponível em www.ufpel.edu.br/ich/seur.

Seção: Eventos · Notícias