I Curso de Simulação de Eficiência Energética de Edificações Ventiladas Naturalmente: RTQ-C

3 de Outubro de 2012

folder_simulacao_eeevent_v011.JPG A portaria n° 372 de 17 de setembro de 2010 regulamentou o RTQ-C (Regulamento técnico para a Qualidade do Nível de Eficiência Energética de edificações Comerciais, de Serviços e Públicas), e consequentemente a etiquetagem do nível de eficiência energética de edifícios comerciais, de serviços e públicos.

A etiquetagem e a inspeção foram definidas como mecanismos de avaliação da conformidade para classificação do nível de eficiência energética de edifícios após um processo que se iniciou em 2001 com a promulgação da Lei n°. 10.295, que dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia (BRASIL, 2001a).

Dentro deste contexto o Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, fazendo parte dos 14 laboratórios de Conforto Ambiental da Rede R3E, sendo um dos quatro Laboratórios que recebem recursos da Eletrobrás para tornar-se Organismo de Inspeção, está promovendo um curso de Simulação de Eficiência Energética de Edificações com base no RTQ-C: Edifícios Ventilados Naturalmente. O curso tem uma carga horária de 20 horas e possui a seguinte estrutura:

1.    Módulo I – Introdução à Simulação Computacional – 2 horas;

2.    Módulo II – Introdução à ferramenta de Simulação de EEE DesignBuilder – 2 horas;

3.    Módulo III – Modelagem de Edifícios – 4 horas;

4.    Módulo IV – Configuração de Edifícios – 8 horas;

5.    Módulo V – Simulação do Nível de Eficiência Energética de Edificações – 4 horas;

O número de vagas é de até 25 participantes. O custo para a participação no curso é de R$ 400,00.

Os ministrantes são: Prof. Dr. Eduardo Grala da Cunha, Eng. Elet. Liader Oliveira, Arquiteta M.Sc. Juliana Pouey, Arquiteta Stifany Knop e Arquiteta Jaqueline Peglow.

Os procedimentos para realização da inscrição estão descritos no folder em anexo. As inscrições deverão ser confirmadas até o dia 05 de novembro. O cronograma de realização do curso é apresentado a seguir.

Divulgação e inscrições: 03 de outubro a 04 de novembro de 2012

Confirmação da inscrição – depósito: 05 de novembro

Módulos de I - 12 de novembro (das 14h00min às 17h30min)

Módulos de II - 12 de novembro (das 19h00min às 22h30min)

Módulos de III - 13 de novembro (das 14h00min às 17h30min)

Módulos de IV - 13 de novembro (das 19h00min às 22h30min)

Módulos de V - 14 de novembro (das 19h00min às 22h30min)

Todos os participantes do curso receberão certificados participação no curso de extensão da Universidade Federal de Pelotas.

Seção: Eventos · Notícias