Hospital-Escola da UFPel recebe verba do MS

3 de Outubro de 2012

A UFPel foi contemplada com verba de cerca de R$ 3,9 milhões do Ministério da Saúde, que destinou R$ 117,3 milhões para as 34 instituições que integram o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf). O Hospital-Escola da UFPel investirá os recursos recebidos em custeio – na aquisição de insumos e medicamentos.

A data de liberação da verba ainda não foi confirmada, assim como a forma de repasse dos recursos, se de forma integral ou parcelada.

O financiamento do Rehuf é dividido em três blocos: custeio, compra de equipamentos e realização de obras de qualificação. Em 2012, o repasse global, somente para custeio, somará R$ 270 milhões.

Segundo o Ministério da Saúde, no total, os hospitais universitários de todo o país receberão em 2012 R$ 585 milhões, R$ 85 milhões a mais do que no ano passado. Além do recurso destinado ao custeio, até o final do ano será contabilizado o repasse de R$180 milhões para realização de reformas e R$ 135 milhões para compra de equipamentos.

O Rehuf busca a modernização dos hospitais e melhoria das condições de ensino aos alunos da área da saúde.