Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

UFPel abre inscrições para capacitação de pequenos empreendedores e empresários

28 de Setembro de 2012

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UFPel desenvolve o Projeto de Extensão “Capacitação de Pequenos Empreendedores e Empresários”. Nesse projeto estão sendo ofertados quatro cursos: Micro Empreendedor Individual e Empreendedorismo, Contabilidade para não Contadores, Custos para Empreendedores e Administração Financeira para Micro e Pequenas Empresas. Os cursos tem carga horária de 20 horas cada e estão sendo ministrados pelas professoras Juliana Froner de Oliveira e Luciana Nunes Ferreira.

Os dois primeiros cursos já foram desenvolvidos e para os interessados as inscrições para o terceiro curso “Custos para Empreendedores” podem ser feitas junto ao CST em Processos Gerenciais, sala 420, 4º andar, do Campus Porto da UFPel, no período de 1º a 11 de outubro próximo, no horário das 15:00 às 19:00 horas. As aulas acontecem nos dias 16, 18, 23, 25, 30/10 e 01/11/2012, no horário das 15:00h às 18:00 h. O valor da inscrição é de R$ 50,00. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3921.1329 ou pelo e-mail progerenciaisufpel@gmail.com.

Conforme Juliana Froner, o curso de Custos para Empreendedores visa capacitar o empreendedor a analisar as informações oriundas da contabilidade de custos e financeira no intuito reduzir e controlar os custos da empresa, mas para isso os gestores necessitam cada vez mais conhecer os elos da cadeia produtiva para que consigam alocar os produtos no mercado com maior margem de lucratividade. Para a professora, isso pode auxiliar nos processos decisórios da empresa, aumentando a competitividade do negócio.

Assim, o presente curso não pretende esgotar o assunto e sim dar subsídios para que os pequenos empreendedores possam identificar e calcular os seus custos, bem como a formação do preço de venda, a margem de contribuição de seus produtos e o ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico de seu empreendimento.

Seção: Eventos · Notícias