Biotecnogia realiza o II Curso de Vacinologia Reversa

28 de Setembro de 2012

vacina.JPG Iniciou na segunda-feira(24) o “II Curso de Vacinologia Reversa: clonagem, expressão, purificação e avaliação de antígenos recombinantes”, no Núcleo de Biotecnologia do CDTec da UFPel. O primeiro curso sobre o tema foi realizado há dois anos. Este curso, inédito no país, visa proporcionar treinamento em técnicas modernas de desenvolvimento de vacinas recombinantes, e é coordenado pelo Prof. Odir Dellagostin. Com apoio financeiro proporcionado pelo Centro Brasileiro Argentino de Biotecnologia (CBAB), o curso reúne 10 estudantes de pós-graduação da Argentina, Uruguai e do Brasil (UFPR, UFMG, UFMS, UFPE, UFERSA e TECPAR).

O CBAB é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da Biotecnologia em parceria com instituições da Argentina. Ele financia a realização de cursos de curta duração (2 semanas), em diferentes áreas da Biotecnologia, nas melhores instituições dos dois países.

Vacinologia reversa é um termo utilizado para designar uma abordagem que parte das informações contidas no genoma do patógeno, e não da resposta imune do indivíduo para a seleção de antígenos vacinais, como é feito tradicionalmente. Esta tecnologia é utilizada há vários anos no Laboratório de Vacinologia coordenado pelo Prof. Odir.

Os estudantes que estão realizando o curso são alunos de mestrado ou doutorado de diferentes instituições, os quais estão buscando formação específica na área do curso para auxiliar o desenvolvimento de seus projetos de tese. O curso é ministrado por professores da UFPel (Sibele Borsuk, Fabricio Conceição, Luciano Pinto, Daiane Hartwig, Éverton da Silva, Alan McBride), da UFRGS (Itabajara Vaz Jr.), e por uma pesquisadora do INTA da Argentina (Marisa Farber). O curso vai até o dia 5 de outubro.