Alunos da Engenharia de Petróleo da UFPel são destaque em evento no Rio de Janeiro

18 de Setembro de 2012

Alunos do curso de Engenharia de Petróleo tiveram participação destacada no 10º Encontro de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (X ENGEP), realizado de 10 a 14 de setembro em Macaé/RJ. Os estudantes da UFPel apresentaram trabalhos desenvolvidos como bolsistas voluntários e como alunos na disciplina de Engenharia de Reservatório, sem auxílio de órgão de fomento.

Os trabalhos apresentados foram considerados como destaque do Encontro, obtendo o segundo e o terceiro lugares, concorrendo com trabalhos desenvolvidos com auxílio financeiro da Petrobras, CNPq e Finep. Os resultados mostram a qualidade acadêmica dos trabalhos desenvolvidos no curso de Engenharia de Petróleo da UFPel.

Em segundo lugar, foram destacados dois trabalhos que se complementam, intitulados: “Aplicação do Mapa de Qualidade Analítico na Determinação de Estratégias de Produção de Campos de Petróleo”, de autoria das alunas Patrícia P. Timm, Renata Alberton, Evelyn Tonin e Michele Schmitt; e “Otimização de Estratégias de Produção de Campos de Petróleo: Um Estudo de Caso Sobre o Campo de Namorado, Bacias de Campos (RJ)”, de autoria das alunas Michele Schmitt, Evelyn Tonin, Patrícia Timm e Renata Alberton – ambos orientados pelo professor dr. Valmir Francisco Risso.

Em terceiro lugar, ficou o trabalho intitulado “Estrutura Física do Petróleo e sua Relação com a Precipitação de Asfaltenos”, de autoria de Isabella Rossetti, Andrezza Ribeiro e Forlan Almeida; orientados pelo professor dr. Antônio Carlos Ramos.