Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Portal de Periódicos Capes adquire ferramenta que permite simular reações químicas

29 de Agosto de 2012

Dissponível desde o início de agosto, a Reaxys foi assinada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) após receber avaliações positivas da comunidade acadêmica da área de Química. A nova ferramenta oferece informações sobre substâncias, reações químicas e patentes. É possível acessar revistas científicas desde 1771 e as principais patentes relacionadas desde 1889.

A Reaxys é uma base de dados da editora Elsevier que permite simular reações químicas, comparando rendimentos e custos e a disponibilidade comercial dos compostos. A ferramenta combina as bases CrossFire Beilstein, CrossFire Gmelin e Patent Chemistry Database. O conteúdo disponível na base cobre as áreas de Organometálica, Química Orgânica e Inorgânica.

De acordo com as avaliações, a plataforma apresenta uma interface de fácil uso. O conteúdo da Reaxys é considerado complementar ao da base Scifinder, também destinada a pesquisas na área de Química e disponível no Portal de Periódicos. Outro fator positivo é a possibilidade de realizar uma pesquisa diretamente nas patentes com relação às reações químicas em estudo.

Seção: Notícias