RNP abre inscrições para uso do sistema de visualização remota OptIPortal SAGE

28 de Agosto de 2012

Laboratórios podem enviar propostas para a RNP até o dia 15 de setembro

O projeto de Visualização Remota da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) abre chamada de Casos de Uso para instituições de pesquisa conectadas à rede Ipê e que estejam interessadas em instalar um “video-wall” para atividades de colaboração. O sistema é controlado pela plataforma SAGE (Scalable Adaptive Graphics Environment) e recebe o nome de OptIPortal. As instituições podem submeter propostas de aplicações de uso até o dia 15 de setembro.

O OptIPortal é uma ferramenta de visualização que pode ser usada para atividades de ensino, pesquisa e comunicação entre duas ou mais instituições geograficamente distribuídas. Consiste em um painel de monitores (a.k.a. video-wall) e equipamento de vídeo conferência conectados a uma rede de alta capacidade e controlados por um middleware específico (SAGE) que permite a execução de múltiplas aplicações.

O SAGE foi desenvolvido pela Universidade de Illinois em Chicago. O “kit básico” oferecido pela RNP consiste em um pequeno video-wall com 4 monitores de 47″ full HD, que permitem a visualização de imagens em resolução próxima à 4K. Com o sistema é possível a visualização de dados complexos, simulações, séries temporais, mapas e vídeos em alta resolução, oriundos de fonte remota ou local. Além de possibilitar reuniões por vídeo conferência ao mesmo tempo em que múltiplos dados, mapas, simulações e/ou apresentações são visualizados. Estudantes podem exibir ainda remotamente a tela de seus laptops no video-wall.

Para a submissão de propostas e informações sobre a chamada, acesse: http://wiki.rnp.br/display/vraa/Chamada+de+casos+de+uso

Mais informações sobre o projeto de “Visualização Remota”: http://wiki.rnp.br/display/vraa/

Dúvidas podem ser encaminhadas para o email pd@rnp.br.

Sobre a RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma Organização Social (OS), associada ao ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação do Ministério da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.