Curso de Jornalismo lança revista experimental

27 de Agosto de 2012

O curso de Jornalismo da UFPel lançou a primeira revista experimental do curso, idealizada pela professora da disciplina de Jornalismo Impresso – Revista, Marisa Luvielmo. Produzida pelos alunos da primeira turma do curso, a Revista Universo trás em sua matéria principal, escrita pelos alunos Luis Alexandre Alves e Maria da Graça Siqueira, histórias dessa mesma turma.

A reportagem mostra os desafios e as expectativas dos alunos e professores na construção do curso. “É complicado falar de nós mesmos, mas fica fácil falar dessa primeira turma quando olhamos para trás e podemos conhecer pessoas que hoje sonham em cursar ou cursam jornalismo, tendo a oportunidade de ingressar em uma universidade pública. Ser a primeira turma é trabalhoso e na maioria das vezes não é fácil, mas é gratificante”, conta Luis Alexandre.

Uma das ideias da revista também foi falar sobre os 200 anos de Pelotas. Para isso, uma reportagem sobre o Centro Histórico da cidade foi produzida pelas acadêmicas Ândria Völz e Vanessa Lilja, com fotos de Rita Pereira. “Buscamos trazer ao texto peculiaridades da história da praça Coronel Pedro Osório e de seu entorno para deixar o texto mais atraente, e foi muito bom, porque também aprendemos sobre o passado de Pelotas”, revelou Ândria.

Para a professora Marisa, essa foi uma realização difícil, mas muito gratificante. “Nosso prazo era curto, tivemos que nos empenhar ao máximo e mesmo durante a greve os alunos se dedicaram muito”, falou. A docente contou ainda que a ideia inicial da revista era somente uma edição eletrônica, mas a partir de um convite do diretor da Revista Tanto, Deilon Cândido, surgiu a oportunidade de fazer a publicação impressa. A partir de então, a ideia foi crescendo e agora é um projeto de extensão e já estão sendo programadas próximas edições.

A ideia da revista é proporcionar aos acadêmicos a experiência de unir a teoria com a prática. “A prática é essencial para o estudante, pois é através da extensão que a gente aprende, erra e se aperfeiçoa naquilo que vai trabalhar”, ponderou o acadêmico Luis Alexandre. A revista também vai ser um bom método de divulgação do curso, visto que será distribuída em 21 Universidades que possuem curso de Jornalismo, em todos os veículos de comunicação da cidade e alguns de Porto Alegre, além de pontos estratégicos no centro de Pelotas e em todos os Campi da UFPel.

Confira a edição completa da revista no link http://issuu.com/revistauniversoufpel/docs/revistauniverso?mode=window&pageNumber=1.