Encontro do Programa de Preservação do Patrimônio Cultural da Região do Anglo

21 de Agosto de 2012

2012-08-20-15-30401.JPG Ocorreu na tarde desta segunda-feira(20), no Campus 3 do ICH, um encontro com a representante do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelle Pereira, e a equipe do Programa PROEXT “Preservação do Patrimônio Cultural da região do Anglo” - Museologia/UFPel.

Na ocasião, a coordenadora do programa, Noris Leal, e os bolsistas apresentaram e discutiram o projeto com a representante do Ibram. Após a apresentação, Marcelle elogiou o programa e falou da contribuição desses projetos para o fortalecimento da museologia social e ressaltou a importância de buscar a função social dos museus, no que tange à preservação do patrimônio comunitário. Após a reunião, Mercelle Pereira visitou a região do Anglo.

O objetivo desse programa é, a partir das narrativas de histórias de vida, da construção de um inventário participativo dos bens culturais e da organização de um museu comunitário, elucidar a relação entre o espaço e a vida social, avaliando como se constitui essa significação do Bairro entre os diferentes sujeitos sociais. Estas ações se constituem em importantes elementos de positivação das identidades e construção de espaços de memória. O projeto foi aprovado e contemplado com recursos no edital nº2 - ProExt 2013, assegurando a continuidade do programa no próximo ano.

Marcelle Pereira é graduada em história pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade do Rio de Janeiro - Unirio PPG-PMUS. Coordenadora desde 2009 da área de Museologia Social e Educação do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus.