Núcleo de Estudos Fronteiriços participa do Comitê de Fronteira Livramento - Rivera

15 de Agosto de 2012

livro-gladys-bentancour.jpg Atendendo convite do Embaixador Sr. Vitor Gobato - Consulado Geral do Brasil em Rivera e do Cônsul Sr. Ricardo Duarte Vargas - Consulado do Uruguai em Santana do Livramento, a coordenação do Núcleo de Estudos Fronteiriços do Centro de Integração do Mercosul participou no último dia 8 de agosto das atividades da Reunião do Comitê de Fronteira Santana do Livramento – Rivera – Grupo de Trabalho Educação. Na oportunidade foram discutidos temas relacionados à educação naquele passo de fronteira, com o objetivo de debater propostas e alternativas a realidade fronteiriça.

Ao Núcleo de Estudos Fronteiriços coube a apresentação das atividades e ações desenvolvidas nos últimos dois anos, além dos projetos em desenvolvimento, tais como: a Série Fronteiras da Integração – conjunto de obras publicadas pelo Centro de Integração do Mercosul e Núcleo de Estudos Fronteiriços que tem como principal objetivo a publicação de dissertações/mestrado e teses/doutorado que contemplem o espaço fronteiriço; o Projeto Unidades Fronteiriças de Saúde – Rede Binacional de Saúde Brasil-Uruguai; a Escola Binacional de Conservação e Restauro – Revitalização da Usina de Cuñapiru – Rivera/Uruguai; o Projeto Observatório de Fronteira – surge da conjugação de esforços entre três Universidades Federais - UFMS (no Arco Central), UFPel (Arco Sul) e UFRR (Arco Norte) - ligado a Secretaria Executiva do MIN, tem como escopo ser um ponto de confirmação e apoio à Comissão de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira na consolidação de instrumentos para a integração, difusão e desenvolvimento da região fronteiriça.

Segundo o professor Maurício Pinto da Silva as ações da UFPel e demais instituições brasileiras no tema integração fronteiriça ganham notabilidade em razão do exercício de forma pro-tempore do Brasil na presidência do Mercosul que vai até final do ano de 2012. O objetivo do encontro foi encaminhar projetos e ações que contribuirão nas discussões da VIII Reunião de Alto Nível da Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Brasil-Uruguai, a ser realizada em Porto Alegre nos dias 13 e 14 de setembro de 2012.