Trabalhos de alunas do curso de História recebem prêmios em encontro estadual

30 de Julho de 2012

O XI Encontro Estadual de História realizado na FURG entre os dias 23 e 27 de julho premiou cinco trabalhos na categoria pôster destinado a apresentação de trabalhos de alunos de graduação. Entre os que receberam destaque, três foram de alunas do  curso de Bacharelado em História da UFPel.

Os trabalhos que se destacaram foram: “Troa em minha alma a voz da liberdade”: a Abolição em Pelotas através das crônicas de Bernardo Taveira Junior da aluna Mariana Couto Gonçalves; “Echos de um crime”: notícias de homicídios, agressões e desordens no jornal pelotense O Rebate (1914-1923) da aluna Melissa Xavier Gouvêa e Traçando o perfil do trabalhador gaúcho (1933-1943) da aluna e bolsista PROBIC do CNPq Biane Peverada Jaques. As duas primeiras pesquisas são resultados dos Trabalhos de Conclusão de Curso das alunas. O último é resultado da pesquisa desenvolvida no acervo da Delegacia Regional do Trabalho pertencente ao Núcleo de Documentação Histórica da UFPel. Os três trabalhos foram orientados pelo Prof. Dr. Aristeu Elisandro Machado Lopes.