Curso de Simulação de Eficiência Energética em Edificações tem nova data

30 de Julho de 2012

folder_simulacao_eee_v051.JPG A portaria n° 372, de 17 de setembro de 2010, regulamentou o RTQ-C (Regulamento técnico para a Qualidade do Nível de Eficiência Energética de edificações Comerciais, de Serviços e Públicas), e consequentemente a etiquetagem do nível de eficiência energética de edifícios comerciais, de serviços e públicos. A etiquetagem e a inspeção foram definidas como mecanismos de avaliação da conformidade para classificação do nível de eficiência energética de edifícios após um processo que se iniciou em 2001 com a promulgação da Lei n°. 10.295, que dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia (BRASIL, 2001a).

Dentro deste contexto, o Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, fazendo parte dos 14 laboratórios de Conforto Ambiental da Rede R3E, sendo um dos quatro laboratórios que recebem recursos da Eletrobrás para tornar-se Organismo de Inspeção, está promovendo um curso de Simulação de Eficiência Energética de Edificações com base no RTQ-C. O curso tem uma carga horária de 20 horas e possui a seguinte estrutura:

1. Módulo I – Introdução à Simulação Computacional – 2 horas;
2. Módulo II – Introdução à ferramenta de Simulação de EEE DesignBuilder – 2 horas;
3. Módulo III – Modelagem de Edifícios – 4 horas;
4. Módulo IV – Configuração de Edifícios – 8 horas;
5. Módulo V – Simulação do Nível de Eficiência Energética de Edificações – 4 horas;

O número de vagas é de até 25 participantes. O custo para a participação no curso é de R$ 400,00.

Os ministrantes são: Prof. Dr. Eduardo Grala da Cunha, Eng. Elet. Liader Oliveira, Arquiteta M.Sc. Juliana Pouey, Arquiteta Stifany Knop e Arquiteta Jaqueline Peglow.

Os procedimentos para realização da inscrição estão descritos no folder em anexo. As inscrições deverão ser confirmadas até o dia 13 de agosto. O cronograma de realização do curso é apresentado a seguir.

Tabela 1 – Cronograma

Divulgação e inscrições 20 de julho a 12 de agosto de 2012

Confirmação da inscrição - depósito 12 de agosto

Módulos de I 20 de agosto (das 14h00min às 17h30min)