CEO completa um mês de funcionamento

23 de Julho de 2012

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Jequitibá, uma parceria entre Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal e Universidade Federal de Pelotas, através da Faculdade de Odontologia completou, na quinta-feira(19), um mês de atendimento à comunidade. A porta de entrada para o Centro são as unidades básicas de saúde (UBSs), e só com o encaminhamento de uma delas o paciente é atendido.

Para endodontia (tratamento de canal), cirurgia e atendimento de pacientes que requerem atenção especial, 14 cirurgiões dentistas estão habilitados e cadastrados para o encaminhamento nas unidades que possuem Programa de Saúde da Família – UBS Barro Duro, UBS Dunas, UBS, Py Crespo, UBS Vila Municipal, UBS Vila Princesa, UBS Fraget, UBS Simões Lopes, UBS Balsa, UBS CSU Cruzeiro, UBS Sanga Funda, UBS Colônia Pedreiras, UBS Cordeiro de Farias, UBS Cerrito Alegre.

O encaminhamento para as especialidades de periodontia (tratamento especializado em gengivas) e estomatologia (diagnóstico de doenças bucais, com ênfase em câncer bucal) pode ser feito por qualquer unidade básica de saúde.

A Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é responsável pelo agendamento de procedimentos na área de periodontia, endodontia e cirurgia. No primeiro mês foram feitos 26 agendamentos de periodontia e 37 de endodontia. As cirurgias começaram a ser feitas no último dia 11, totalizando três intervenções.

De acordo com o superintendente de saúde bucal, Leandro Thurow, embora o CEO tenha sido inaugurado há apenas um mês, a logística de funcionamento desse serviço está em constante avaliação e monitoramento, cuidando para que não haja superlotação no sistema.

Segundo Thurow, é importante lembrar que o tratamento especializado é a fase final do processo, sendo na maioria das vezes possível prevenir. Por isso, a SMS e o Conselho Municipal de Saúde estão lançando a Carteira Odontológica Materno-Infantil em todas as Unidades Básicas de Saúde que contam com serviço odontológico. A carteira permite o acompanhamento da saúde bucal nas consultas pré-natal, da futura mamãe e do bebê até os sete anos de idade. Somam-se às atividades preventivas o trabalho das sete primeiras equipes de Saúde Bucal do Município, que podem ampliar os trabalhos com estudantes e visitas domiciliares.

O Centro recebeu o nome de CEO Jequitibá em homenagem ao centenário da Faculdade de Odontologia da UFPel, completado em 23 de setembro de 2011, uma vez que o jequitibá simboliza as bodas de cem anos.