Durante participação no VII COPENE, que ocorre entre os dias 16 e 20 de julho, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a professora dra. Georgina Helena Lima Nunes, do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação (FaE/UFPel) foi empossada como representante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – Sul (ABPN-Sul) e encarregada de organizar o Congresso Regional de Pesquisadores Negros, com a data ainda a confirmar.
Georgina Nunes é pesquisadora participante da Comissão Especial para a construção das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e Ministério da Educação/Secadi, desenvolve junto às Secretarias Municipais de Educação, Secretaria Estadual, 5ª CRE e Comunidades Quilombolas do Rio Grande do Sul e Região Sul uma agenda de atividades que visam a construção e, hoje, a implementação das referidas Diretrizes. Conjuntamente a este processo, coordena o programa “Políticas Educacionais e Formação Docente em Quilombos: continuidades e perspectivas”, que permanentemente está dialogando com as atividades que desenvolve em paralelo, tanto no que tange à especificidade quilombola como no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais, conforme o promulgado na lei 10639/03.
Cabe salientar que a professora tem um trabalho reconhecido de inserção social, produção acadêmica e contribuição efetiva ao Sistema Básico de Ensino nas esferas municipais (Zona Sul do RS), estaduais (RS e Paraná) e federal (MEC/CNE) no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Ela coordenou o projeto “Cultura, Terra e Resistência: matrizes por onde construir materiais didáticos para Comunidades Quilombolas”, bem como, efetivamente auxilia na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, aprovado por unanimidade dia 6 de junho último pelo CNE, cuja construção contou com a participação da Universidade Federal de Pelotas.