Professor da Engenharia Hídrica do CDTec ministra palestra em congresso internacional

19 de Julho de 2012

hidrica.png Na última quarta-feira(18), o professor dr. Samuel Beskow, do curso de Engenharia Hídrica, grupo de pesquisa RHIMA e Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos da UFPel, ministrou uma palestra no X Congreso Latinoamericano y del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, na cidade de Londrina-PR. O evento reuniu centenas de alunos de graduação e pós-graduação da área de Engenharia Agrícola e afins, além de professores e pesquisadores de várias instituições de ensino e pesquisa de países latino-americanos.

Na palestra intitulada “Simulação hidrológica: desenvolvimento e aplicação do modelo LASH”, foi abordado o contexto da simulação hidrológica dentro do cenário de recursos hídricos, os motivos da utilização de simulação hidrológica, as principais aplicações da simulação hidrológica em escala de bacias hidrográficas e a integração de modelos em Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). O ponto principal e tema central da palestra foi a apresentação do modelo hidrológico conhecido por LAvras Simulation of Hydrology (LASH), em que foram abordados os processos hidrológicos envolvidos, o embasamento teórico, o desenvolvimento, vantagens e desvantagens, potencialidades e os resultados obtidos em um estudo de caso para uma bacia hidrográfica.

O modelo hidrológico LASH foi fruto da tese de doutorado do palestrante, atual docente da Engenharia Hídrica da UFPel, através de uma parceria entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o National Soil Erosion Research Laboratory/US Department of Agriculture da Purdue University (Indiana – Estados Unidos). Diversos artigos nacionais e internacionais, envolvendo a aplicação do modelo LASH, já foram publicados ou estão em fase de publicação. Além das publicações, várias dissertações de mestrado e teses de doutorado em andamento se propõem em aplicar o modelo para bacias hidrográficas de diferentes regiões brasileiras.

O LASH está em pleno aprimoramento, passando por atualização e ampliação das suas rotinas, na tentativa de finalizar a segunda versão deste modelo hidrológico. Desta forma, projetos de pesquisa, orientações de graduação, mestrado e doutorado têm sido realizados pelo grupo de pesquisa do palestrante, na UFPel, para que tais atividades sejam cumpridas, no intuito de possibilitar que o modelo seja cada vez mais utilizado para a gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas brasileiras.

O desenvolvimento e aplicação de um modelo hidrológico como o LASH demonstram a forte atuação do grupo de pesquisa RHIMA e do curso de Engenharia Hídrica da UFPel na área de Recursos Hídricos, no que diz respeito à produção de conhecimento e desenvolvimento científico, inovação tecnológica e formação de recursos humanos em área estratégica para o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Brasil.