Prêmio Destaque Iniciação Científica e Tecnológica 2012

19 de Junho de 2012

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente. Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o PIBIC, o PIBIC-Af e o PIBITI.

Para reforçar estas ações, foi criado pelo CNPq, em 2003, o “Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica” com os objetivos de premiar os trabalhos de destaque entre os bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final de pesquisa, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa.

O Prêmio foi ampliado em 2012, quando passou a ser denominado “10º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica”, alinhado com as prioridades governamentais de incentivo à inovação tecnológica. Para tanto, foi criada uma nova categoria, denominada “Bolsista de Iniciação Tecnológica”, compreendendo bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Tecnológica (PIBITI) e de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI).

O Prêmio é entregue na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e conta com a parceria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), proporcionando ao Prêmio maior visibilidade, notadamente, junto à comunidade acadêmica e aos universitários brasileiros.

A finalidade é premiar bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq que se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, e que contribuíram de forma relevante para o alcance dos seus objetivos.

PRAZOS: As inscrições deverão ser feitas nas Instituições por meio de formulário específico até o dia 20 de agosto de 2012 e os resultados serão divulgados pelo CNPq até 30 de setembro de 2012.

Mais informações podem ser obtidas através do site http://destaqueict.cnpq.br