Comissão UFPel 200 Anos promove travessia de pelota por arroio. Embarcação é exposta no calçadão

18 de Junho de 2012

Para comemorar o aniversário de Pelotas, dia 7 de julho, a Comissão UFPel 200 Anos de Pelotas, coordenada pelo Chefe de Imprensa da Universidade, Clayton Rocha, o Parque Gaúcho, de Gramado, e o SINDUSCON/PELOTAS, promoverão a travessia de uma pelota pelo arroio que deu nome à cidade. A embarcação feita de couro foi reconstruída para relembrar a história do gaúcho, no memorial montado na cidade da região das Hortênsias.

Os responsáveis técnicos pelo parque Rodrigo Schlee e Fernanda Valente de Souza construíram a autêntica pelota de couro, que atravessará o Arroio Pelotas no aniversário da cidade. A embarcação servia para transportar mercadorias e também podia suportar pessoas.

A pelota foi construída em Gramado e esteve até ontem em exposição na 20ª Fenadoce. Para fazer a embarcação, foram utilizadas as mesmas técnicas e materiais da época em que seu uso era corrente.

O frequente uso de embarcações do tipo originou o nome do arroio e, posteriormente, o nome da cidade. A partir de desta segunda-feira (18), a pelota ficará exposta para toda a população no calçadão pelotense.

O que: Chegada da pelota (uma embarcação feita de couro reconstruída para relembrar a história da cidade de Pelotas) ao Calçadão da Rua 7 de Setembro, esquina com a 15 de Novembro para ficar exposta à população.
Quando: Nesta segunda-feira, 18 de junho.
Hora: 14h30min.
Local: Calçadão em frente Café Aquarius.