Pós-Graduanda da UFPel apresenta trabalho na 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

13 de Junho de 2012

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPel, Carla A. Hartwig, apresentou o trabalho intitulado “Determinação de Bromo em Camarão por ICP-MS após diferentes métodos de preparo de amostras”, na Sessão Coordenada de Química Analítica durante a 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada de 28 a 31 de maio, em Águas de Lindóia, SP. O evento é um dos maiores na área de Química na América do Sul e neste ano contou com mais de 2.500 participantes.

O trabalho foi apresentado na forma de comunicação oral e fez parte da dissertação de mestrado de Carla, sob a orientação da professora Márcia F. Mesko. A pesquisa é fruto das pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais (LCCBio) do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos(CCQFA), coordenado pela professora Márcia. Também foi apresentado pelo grupo, neste mesmo evento, na forma de pôster, o trabalho intitulado “Avaliação de Diferentes Métodos de Preparo de Amostras para a Subsequente Determinação de Cl em Algas Comestíveis”.

O grupo de pesquisa do LCCBio, apesar de relativamente recente (teve seu início em 2009), vem recebendo destaque em suas atividades em diversos eventos nacionais e internacionais. Recentemente, em 2010, recebeu a distinção de melhor trabalho apresentado no Winter Plasma Conference, em Fort Meyers, Florida-USA (publicado em Anal. Bioanal. Chem. 398:583, 2010), com o trabalho apresentado “Iodine Determination in Food by ICP-MS after Digestion using Microwave-Induced Combustion”. Ainda, o trabalho relacionado ao tema “Desenvolvimento de Métodos Analíticos para a Determinação de Halogênios em Alimentos” recebeu distinção durante o XVIII Encontro de Química da Região Sul, em Curitiba, em novembro de 2010.

O grupo atualmente é constituído por alunos de graduação dos Cursos de Farmácia, Química Bacharelado e Química Licenciatura, Química Industrial e Química de Alimentos, bem como por mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Química, em Bioquímica e Bioprospecção e em Ciência e Engenharia dos Materiais. As atividades de pesquisa desenvolvidas pelo grupo contam com a colaboração do Laboratório de Heterociclos Bioativos e Bioprospecção (LAHBBio) da UFPel, coordenado pelo prof. Claudio M. P. de Pereira, e de pesquisadores da Furg, UFSM, USP, bem como da Central Division of Analytical Chemistry at Research Centre Jülich, na Alemanha, e da Technische Universität Graz, na Áustria. Além disso, as pesquisas desenvolvidas pelo grupo contam com o fomento da Fapergs, CNPq e Capes.