Sinal verde para a construção do Hospital-Escola. Obras iniciaram nesta terça-feira(29)

29 de Maio de 2012

img_0597.jpg Em ato solene no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, foi expedida na manhã desta terça-feira(29) a licença da Secretaria de Qualidade Ambiental para o início das obras do Hospital-Escola da UFPel. O ato foi conduzido pelo prefeito Adolfo Fetter Jr., com as presenças do secretário de Qualidade Ambiental, Paulo Moraes, e da secretária de Saúde, Arita Bergmann. Pela UFPel, integraram a mesa de honra o reitor Antonio Cesar Borges e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Rogério Knuth.

Em seu pronunciamento, o prefeito Fetter Jr. disse que a construção de um hospital público em prédio próprio é algo muito significativo para Pelotas e para a Zona Sul como um todo, pois 20 a 30 por cento do atendimento de saúde local correspondem a pacientes de outros municípios da região. “Há muito tempo Pelotas não abre um hospital novo; na verdade, fecharam hospitais nos últimos anos e, enquanto a população aumentou, a oferta de leitos foi reduzida”, observou.

Fetter Jr. destacou o investimento de R$ 122 milhões no novo empreendimento da UFPel, que terá reflexos na economia do município, em setores como materiais de construção e na geração de mão de obra. “Um investimento desta ordem precisa ser celebrado de forma solene”, acentuou. Segundo ele, a Prefeitura tem procurado ser parceira, atenta aos requisitos legais, nas agilizando procedimentos.

O chamado termo de compromisso ambiental foi assinado pelo secretário Paulo Moraes e pelo reitor Cesar Borges, tendo como testemunhas a secretária Arita Bergmann e o pró-reitor de Planejamento da UFPel, Rogério Knuth. Outras áreas da Prefeitura, como Desenvolvimento Econômico, Água e Saneamento e Gestão Financeira também estiveram representadas.

As palavras do reitor Cesar Borges foram de agradecimento ao prefeito municipal e a sua equipe. Em sua opinião, além de trazer benefícios para toda a Zona Sul, a construção do Hospital-Escola contemplará de forma significativa a área acadêmica, permitindo a atuação integrada de todas as unidades ligadas à área da saúde.

Projetando o futuro, o reitor da UFPel disse que o hospital pode ser considerado uma obra incompleta, que precisa ser ampliada com a anexação de outras áreas como atendimento a dependentes químicos, especialmente o crack.

O empreendimento

img_0625.jpg Ainda nesta terça-feira, foi deflagrado o início das obras do Bloco 3, dedicado à área de Oncologia, que será construído pela empresa Instaltec Engenharia, de Porto Alegre - vencedora da licitação. Para prestigiar o início das obras, foi feita, no final da manhã, uma visita à futura sede do empreendimento, na avenida Guabiroba, 221 (antiga avenida Almirante Guilhobel), ao lado do Ambulatório da Faculdade de Medicina. A comitiva foi integrada pelo reitor Cesar Borges; pelo vice-reitor, Manoel Luiz Brenner de Moraes; pelos secretários municipais da Saúde e da Qualidade Ambiental, Arita Bergmann e Paulo Moraes; pelo diretor-geral do Hospital-Escola, Carlos Augusto Tavares; pelo diretor da Faculdade de Medicina, Farid Nader; por pró-reitores da UFPel e demais convidados.

O bloco de Oncologia ocupará uma área de cerca de 4,3 mil metros quadrados, a um custo da ordem de R$ 11,3 milhões, e tem um prazo de conclusão estipulado em 14 meses.

Em sua totalidade, a obra do HE envolve recursos de R$ 122 milhões e contempla a futura oferta de 370 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade, que receberá o nome de Hospital-Escola Dr. Naum Keiserman e que prestará atendimento em diversas especialidades, deverá estar concluída em um prazo de quatro anos.