Tese de professor do Conservatório é publicada em revista da França

28 de Maio de 2012

A tese do Prof. Dr. Raul Costa d’Avila, defendida em 2009 no Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, tendo como orientador o Prof. Dr. Lucas Robatto e Co-orientador o Prof. Dr. Joel Barbosa, está sendo publicada na Traversisères Magazine, Revista da Associação Francesa da Flauta, a pedido do Presidente da Associação, o flautista Pierre-Yves Artaud.

A tese, com o título “Odette Ernest Dias: discursos sobre uma perspectiva pedagógica da flauta” teve o propósito de investigar e delinear a pedagogia da flauta transversal desenvolvida por Odette entre os anos de 1974 a 1994, período em que ela atuou como docente da Universidade de Brasília. Nome de relevância para a história artístico-pedagógica da flauta transversal no Brasil, francesa de nascimento, naturalizada brasileira, Odette exerceu uma influência expressiva sobre o comportamento de seus alunos, tornando-os profissionais caracterizados pela diversidade, enquanto flautistas, e pela comunhão de sentimentos, linha de pensamento e atuação, enquanto professores. A investigação proporciona uma profunda reflexão sobre uma pedagogia criticada por não ensinar “técnica pura”, resgatando e formalizando informações relevantes sobre um processo de educação em constantes transformações e mutações, centrada no indivíduo e em suas origens.

Naturalmente, devido à extensão da pesquisa, a tese será publicada em partes. A primeira parte, Introdução e o Capítulo I (Objetivos e Metodologia) foi publicada na edição nº 102. O capítulo II (Fundamentação Teórica) está sendo publicado na edição nº 103. O capítulo III (Odette: percurso e discurso), está previsto para a edição nº104 e, por fim, o capitulo IV (Discursos dos ex-alunos) e o “Discurso aberto… Raul”, em substituição à tradicional conclusão, previstos para a edição nº105.

O professor também foi convidado para participar da “IV Convenção Francesa da Flauta”, a ser realizada em Paris, de 1º a 4 de novembro, para apresentar uma conferência sobre sua pesquisa e, junto com a Professora Odette Ernest Dias, atualmente aos 83 anos, apresentar um recital de música brasileira. http://traversieres.eu/actualites.php