Geografia organiza e participa de evento internacional em São Paulo

28 de Maio de 2012

Professores e estudantes do curso de Geografia da UFPel participam, de 28 a 31 de junho, do III International Seminarabout City, UrbanCommerceandConsumption, que se realiza em São Paulo. A Universidade, através do Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia (LeurEnGeo), do Instituto de Ciências Humanas, é uma das três universidades brasileiras que organizaram e patrocinaram o evento.

A cada dois anos a InternationalUrbanRetail Net (IURN), rede internacional que congrega pesquisadores e instituições que trabalham com a Geografia do Comércio e do Consumo, organiza tal seminário que teve inicio em Lisboa e que já foi realizado em Barcelona. No Brasil, a UFPel, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e a Universidade Estadual Paulista de Rio Claro (UNESP-Rio Claro/SP) participam dessa rede e mantêm parceria de trabalhos de pesquisa e extensão desde 2002. O próximo evento da rede deverá ocorrer em 2014 na cidade de Nápoles, na Itália.

O evento conta, em sua organização, com a participação dos professores Sidney Gonçalves Vieira e Giovana Mendes de Oliveira, coordenadores do LeurEnGeo. Também estarão em São Paulo trabalhos das estudantes de Geografia/UFPel, Francielis Ferreira Vargas, Ana Cristina Gluszevicz, dos mestrandos da Geografia/FURG integrantes do laboratório Vinicius Lacerda Pinto, Dione Dutra Lihtnov e TacielaNunes Garcia.

O professor Vieira é responsável pelo trabalho de campo que será desenvolvido na capital paulista no dia 30 de junho, intitulado The Commerceand Consumption Centers of the São Paulo Metropolis, que consistirá em um circuito realizado a pé pelo centro da cidade com metodologia de observação e descrição das atividades terciárias desenvolvidas no espaço metropolitano. Na sequência do trabalho, sob a coordenação do professor Carlos Henrique Costa da Silva, da UFSCAR, serão percorridas, de ônibus, as principais áreas comerciais da cidade de São Paulo em uma metodologia que apresentará o comércio e o consumo na cidade. A programação completa, incluindo os trabalhos a serem apresentados, pode ser acessada no link a seguir. http://www.neccbrasil.com.br/