Blog do Casarão 8

25 de Maio de 2012

A restauração do Casarão 8, considerado o segundo mais belo patrimônio cultural do País pelo Iphan, pode ser acompanhada através do blog http://casaraooito.wordpress.com. O blog divulga informações sobra a história, pessoas envolvidas no trabalho, curiosidades e fotos do prédio.

O trabalho é desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social da UFPel. O objetivo é o resgate histórico e a documentação do trabalho desenvolvido no local para a preservação da memória deste importante patrimônio histórico de Pelotas. A equipe do blog convida a população para participar também deste projeto encaminhando sua contribuição através de textos, lembranças, fotos, curiosidades e histórias que envolvam o Casarão 8.

História

O Casarão 8 faz parte do conjunto arquitetônico tombado em 1977 pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan). Situado na Praça Coronel Pedro Osório esquina Rua Barão de Butuí, em Pelotas, o Casarão foi projetado e construído pelo arquiteto italiano José Izella Merotti, em 1878, autor também da capela da Santa Casa de Pelotas. O prédio foi construído para servir de residência da família do Conselheiro Francisco Antunes Maciel (segundo Barão de Cacequi), filho do tenente-coronel Eliseu Antunes Maciel, casado com Francisca de Castro Moreira (filha do Barão de Butuí).

No período de 1950 a 1973, o Casarão serviu para a instalação do Quartel General da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada de Pelotas. No ano de 1973, recebeu a unidade da Superintendência para o Desenvolvimento da Região Sul (SUDESUL), extinta em 1990. Em 1976, a Secretaria Municipal de Obras e Viação passou a ocupar o prédio até 1978, quando a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente passou a funcionar no local. Mais tarde o Casarão foi ocupado pela Cooperativa Habitacional dos Servidores Públicos Municipais.

O prédio faz parte do Patrimônio Histórico, formando um conjunto arquitetônico em estilo Neoclássico juntamente com o Casarão 2 e 6. Ganha destaque na obra a riqueza de elementos arquitetônicos da fachada com ornatos em estuque, balaústres e estátuas em faiança.

Compra

O reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), César Borges, recebeu no dia 7 de dezembro de 2006 do secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Jairo Jorge, a confirmação de compra do Casarão 8 juntamente com o antigo prédio do frigorífico Anglo que já sedia a reitoria e vários cursos da Universidade.

O Casarão 8 está em fase de restauro para a preservação deste importante patrimônio cultural pelotense e a adequação das instalações ao novo uso. O projeto de restauro definitivo mantém todas as características originais do prédio e foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional – Iphan, após longo período de análise.

Futuro

Considerando o interesse público e científico, o Casarão sediará o Museu do Doce e o Museu da Antropologia e Arqueologia, além de uma sala de cinema, auditório, salas de exposição permanente, uma sala de exposição temporária, espaço para oficinas e ações educativas, um laboratório de conservação, setor administrativo, área de acolhimento e convivência e um local destinado para estudos e pesquisas.

Seção: Blog do Casarão 8