Alunos do Programa Segundo Tempo visitam Zoológico

25 de Maio de 2012

imagem1.jpg Um grupo de alunos, monitores e professores do Núcleo de Esportes Adaptados ESEF/UFPel do Programa Segundo Tempo, visitou o Zoológico de Sapucaia do Sul no dia 24 de maio. Esse passeio fez parte das atividades complementares do programa, com o objetivo de promover a inclusão das crianças e jovens com deficiências em diversos ambientes sociais.

A participação desses alunos no programa tem propiciado uma melhoria da aptidão física, refletindo significativamente no desenvolvimento das atividades de vida diária (autonomia, independência, mobilidade, orientação, cuidados pessoais, práticas esportivas, redução dos sintomas de doenças associadas e outros). Outro benefício importante está na participação das famílias, que percebem o potencial de seus filhos na realização de diferentes tarefas.

Sendo um projeto acadêmico, a participação dos alunos da ESEF como monitores, proporciona uma vivência de situações reais de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento das práticas esportivas para crianças e jovens com e sem deficiência. Na opinião do professor Alexandre Marques, a ideia atual é não perceber a pessoa com deficiência em razão da sua deficiência, mas sim, procurar estimulá-la para que possa desenvolver-se na medida de suas capacidades, no ambiente em que vive.