Classificação Nacional de Livros analisa qualidade do conhecimento educacional produzido no Brasil

27 de Abril de 2012

dsc07452.JPG Será concluído nesta sexta-feira(27), na Biblioteca Central do campus Porto, o minucioso processo de Classificação Nacional de Livros de Educação, realizado por 23 docentes de diversas universidades brasileiras, sob o aval da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Na UFPel, o trabalho tem a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado).

Estão sendo analisados 1,5 mil de títulos de obras escritas por docentes no ano de 2010, ajudando a compor os conceitos do Programa de Pós-Graduação em Educação de todo o país.

Saiba mais

No Brasil são mais de 120 Programas de Pós-Graduação que oferecem cursos de mestrado e doutorado em Educação. Estes espaços de formação pós-graduada realizam pesquisas sobre ensino superior, educação básica, educação infantil, educação em movimentos sociais, bem como sobre juventude, gênero, qualidade da educação, educação e diversidade, educação ambiental e gestão escolar, dentre outros temas relacionados à educação.

A produção de conhecimento realizada nesses Programas, decorrente de pesquisas e discussões teórico-metodológicas são divulgadas em revistas científicas, eventos e por meio de livros, coletâneas e dicionários. Grande parte deste conhecimento é veiculada em livros publicados no país e no exterior. Para analisar a qualidade, inovação, impacto e relevância destas obras acadêmico-científicas a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) constituiu a Comissão que está reunida nas dependências da UFPel, no período de 23 a 27 de abril.

A Comissão de Avaliação de Livros da Área de Educação é formada por professores de diferentes Universidades do país (UFRN, UERJ, UFPE, PUC-Rio, FCC, UNICID, UFMG, UFRS, UFSC, UFF, Unisinos, UFES, PUCRS, UEM, UMESP, UNESP, USP, UFU, PUCSP, UFPel), sob a coordenação da professora Clarilza Prado  de Sousa, da PUCSP, e Flávia Obino Corrêa Werle, da Unisinos.