Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Cineclube Zero 3 exibe O Céu Sobre os Ombros

23 de Abril de 2012

Everlyn Barbin é uma transexual que é prostituta e também ministra cursos de sexualidade como professora. Murari Krishna é integrante do movimento Hare Krishna, trabalha com telemarketing e é torcedor do Atlético Mineiro. Edjucu Lwei Moio é um escritor que escreveu vários livros, mas que nunca chegou à conclusão de nenhum e vive às custas da mãe e da mulher. O que essas pessoas, com histórias tão diferenciadas têm em comum? Os três são personagens do próximo filme a ser exibido pelo Cineclube Zero 3.

O Céu Sobre os Ombros, dirigido por Sérgio Borges, e vencedor do 43º Festival de Brasília, traz essas três histórias reais, mas que parecem criadas por um roteirista. Durante o filme, o espectador é levado a presenciar tanto situações cotidianas dessas pessoas ‘comuns’, quanto momentos encenados. Aqui, realidade e ficção andam juntas, criando uma atmosfera em que não é possível traçar um limite entre o que é documental (tomado como verdade) e o que é inventado.

Além disso, o filme foi realizado pelo Coletivo Teia: um grupo de seis integrantes, entre eles o diretor, que desde 2003 pesquisam e produzem diversos filmes, vídeos, instalações de maneira colaborativa, envolvendo todo o grupo e convidados de fora. O coletivo toma a linguagem audiovisual contemporânea como objeto de estudo, e faz uma reflexão acerca de novas formas de criação audiovisual.

ceu.JPG O Céu Sobre os Ombros é um exemplo desse pensar linguagem. O filme experimenta com as formas narrativas, mistura documentário e ficção, trabalha com um roteiro diferenciado. As atuações, realizadas por não atores, fogem do convencional e mostram pessoas com medos e desejos inerentes a todo ser humano, que vive num contexto em que a própria existência é tão densa, conflitante, que chega a pesar sobre os ombros. Mas o que Everlyn, Murari e Edjucu têm em comum é a vontade de sobreviver nesse contexto, serem amados, reconhecidos pela sua dedicação, e isso lhes confere esperança e serve de estímulo para continuar lutando no dia a dia.

O filme será exibido no próximo sábado, dia 28 de abril, no Auditório do Centro de Artes, a partir das 15h30. A sessão ocorre em parceria com a distribuidora Vitrine Filmes e a entrada é gratuita.

O que? Cineclube Zero 3, com exibição do filme O Céu Sobre os Ombros.

Quando? 28 de abril

Local e horário? Auditório do Centro das Artes, ex IAD, localizado na Rua Alberto Rosa, 62 – Porto, às 15h30.

Entrada Gratuita.

Seção: Notícias