UFPel desenvolve sistema de informações que integrará dados acadêmicos e administrativos

29 de Março de 2012

cobalto.jpg

O Cobalto, batizado conforme o elemento “Co” da tabela periódica, é o novo sistema de informações em desenvolvimento (software livre) pelos técnicos do CGIC-UFPel que pretende integrar, em único ambiente, o gerenciamento dos dados acadêmicos e administrativos da Universidade.

Em outras palavras, por meio do Cobalto, será possível gerenciar informações referentes a ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa.

Sendo assim, estudantes, professores, técnicos-administrativos, egressos e comunidade em geral poderão ter acesso autenticado, por meio de um único portal, a todos os fluxos da Universidade, desde os processos seletivos de ingresso, perpassando os diferentes controles acadêmico-administrativos, chegando até a emissão de documentos, validados digitalmente.

De acordo com o perfil dos usuários, identificados pelo CPF, diferentes módulos serão disponibilizados em curto prazo. A seguir são descritos alguns módulos que farão parte do Cobalto:

Sistema de Gerenciamento - módulo que deverá realizar o controle de todos os outros componentes e também o controle de usuários.Gestão de Ensino (Graduação e Pós-graduação) - sistema que permitirá a gestão de notas, faltas, conteúdos e diversas outras informações. Neste sentido, estudantes e professores deverão interagir com a totalidade das informações referentes a seus cotidianos acadêmicos.

Sistema de Extensão (SIEX) - módulo em que os extensionistas irão construir e submeter seus projetos. Neste mesmo portal, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) poderá obter diversos relatórios de gestão de projetos e relatórios.

Sistema de Gerenciamento de RH - que envolverá o incentivo à qualificação, licença para capacitação, progressão por capacitação e liberação de horário para educação formal. Neste sistema os servidores formalizarão seus requisitos on-line à Pró-Reitoria de Gestão de Recursos Humanos (PRGRH).

Cabe destacar que com o lançamento do Cobalto, a UFPel avança no sentido de integrar seus dados de Pesquisa e Pós-Graduação, permitindo a otimização da gestão acadêmica, a mensuração da produtividade institucional no âmbito da pesquisa, além de constituir-se numa importante ferramenta de controle para docentes, discentes e servidores da instituição.

O professor Marcio Nunes Corrêa (Diretor de Pesquisa da UFPel), também destaca que o trabalho até então realizado, contou com o apoio incondicional da administração da UFPel, bem como com o trabalho de toda a PRPPG e do CGIC.

Em médio prazo, os demais módulos do projeto Cobalto serão implementados. Dentre estes, destacam-se os portais de pesquisa, mobilidade, egressos, gestão do espaço físico, protocolo, almoxarifado, e-MEC (SINAES), etc.

Para fazer o primeiro acesso: servidor da UFPel, se você ainda não tem conta de acesso ao Cobalto, confirme seus dados de servidor e crie sua conta agora mesmo.