Engenharia Industrial Madeireira recebe equipamentos para a estruturação do LCPel

29 de Março de 2012

esquipamentos1.JPG O Curso de Engenharia Industrial Madeireira recebeu na última segunda-feira(26), através do programa REUNI do Ministério da Educação, equipamentos para estruturação do Laboratório de Celulose e Papel da Universidade Federal de Pelotas (LCPel).  Trata-se de equipamentos para o cozimento da madeira, branqueamento, refino e análises da polpa celulósica (matéria-prima para produção do papel).

equipamentos11.JPG Com a estruturação desse laboratório, o curso oferecerá aos alunos o conhecimento prático relacionado às disciplinas de Tecnologia da Produção de Celulose e de Produção e Propriedades do Papel, além de desenvolver pesquisas sobre o assunto e futuras parcerias com as indústrias de Celulose e Papel e instituições de ensino superior.

O setor de celulose e papel é um dos mais promissores no mundo e o Brasil já é um dos maiores produtores de polpa celulósica branqueada de eucalipto, tendo atingido nos últimos anos, a quarta maior posição no ranking dos maiores produtores globais de celulose, ultrapassando a Finlândia. Portanto, a estruturação do LCPel oferecerá aos alunos do curso de Engenharia Industrial Madeireira uma melhoria na qualidade de ensino e incentivo para trabalharem nesse setor em pleno desenvolvimento.