Engenharia Hídrica e seus calouros comemoram o Dia Mundial da Água com intervenção na comunidade

22 de Março de 2012

Em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), o grupo PET da Engenharia Hídrica, os alunos ingressantes em 2012 no curso de graduação em Engenharia Hídrica da UFPel e seus professores, promovem uma atividade de conscientização, reflexão e educação com relação aos recursos hídricos. A atividade ocorre no dia de hoje, das 14h às 19h, em frente ao Teatro Sete de Abril, na praça Coronel Pedro Osório.

Durante a atividade, haverá a distribuição de material educativo à população, apresentando práticas de conservação dos mananciais hídricos e indicando pequenas ações de preservação da água nas residências como forma a minimizar a veiculação de doenças hídricas. Desta forma, o curso de Engenharia Hídrica convida a todos os estudantes, docentes e técnicos da UFPel e a comunidade em geral a integrar esta atividade como forma de conscientizar, refletir e educar a população da necessidade urgente de mudança de atitudes para preservar os recursos hídricos.

Desde 1993, o dia 22 de março é celebrado anualmente como o Dia Mundial da Água. A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Eco-92) recomendou a criação de um dia internacional para celebrar a água. No ano seguinte, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o dia 22 de março de cada ano marcaria a data. O objetivo principal da data é criar um momento de reflexão, análise de ações, conscientização e iniciativas voltadas para a preservação e uso racional dos recursos hídricos.

A cada ano a ONU escolhe um tema para discutir problemas relacionados aos recursos hídricos. Neste ano de 2012, o tema é Água e Segurança Alimentar.

A água é um patrimônio mundial, onde todos nós somos responsáveis pela sua conservação. A Engenharia Hídrica e a UFPel, dentre outras atividades que remetem a esses cuidados, buscam protagonizar ações nesse sentido com uma intervenção junto a comunidade local. Participe. Faça sua parte.