Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Ciclo A Filosofia e o Cinema Psicológico começa nesta sexta(23) com Apocalypse Now

21 de Março de 2012

cinefilo_2012.jpg O III Ciclo de Cinema do Departamento de Filosofia da UFPel, cujo tema é “A Filosofia e o Cinema Psicológico“, começará na próxima sexta-feira dia 23 de março de 2012. Serão 30 obras cinematográficas a serem exibidas ao longo do ano de 2012, divididas em dois blocos temáticos: I - A sociedade e o indivíduoII - O indivíduo e a sociedade. As sinopses de cada filme, como sempre, foram elaboradas de modo a fornecer tanto uma apresentação da obra quanto para direcionar o debate, que ocorre após as sessões.

Projeto de Extensão sob a coordenação do Prof. Dr. Luís Rubira, o Ciclo ocorrerá todas as sextas, às 20hs, no Centro de Integração do Mercosul. As senhas para assistir o filme devem ser retiradas no dia da sessão, em horário comercial, na secretaria do Centro de Integração do Mercosul (Rua Andrade Neves, 1529). A entrada é FRANCA. Clique na imagem para conferir a programação completa do ano.

Sinopse:

23/03 - APOCALYPSE NOW
Apocalypse Now , 1979, EUA. Direção: Francis Ford Coppola.
Com: Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall.
Durante a guerra do Vietnã, o alto comando militar americano designa o capitão Willard para encontrar e eliminar Kurtz, um coronel acusado de deserção e insanidade. Penetrando rio adentro as selvas do Camboja, Willard percorrerá um caminho de transformação ante a irracionalidade da guerra e a ambigüidade humana. Baseado no livro Coração das trevas, de Conrad, o filme faz alusões à poesia de T. S. Eliot, ao clássico O ramo de ouro, de J. Frazer, e traz composições de Richard Wagner, Rolling Stones e The Doors. (153 min)

Seção: Notícias