Doutorado em Enfermagem realiza Aula Inaugural

20 de Março de 2012

doutorado-enfermagem.JPGO Programa de Pós-Graduação em Enfermagem realizou nesta terça-feira (20) a aula inaugural do Doutorado em Enfermagem. O Programa foi aprovado em dezembro de 2012 e inicia as atividades com 12 alunos, que vêm se juntar aos 23 novos alunos do Mestrado.

Durante a cerimônia, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Manoel Maia, falou sobre a importância da profissão, ressaltando as vitórias e a transformação da Faculdade de Enfermagem nos últimos anos.

A aula inaugural, intitulada A Pós-Graduação e a Enfermagem no Brasil, foi proferida pela coordenadora adjunta da área de Enfermagem da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), professora Denize Munari.

O Programa

A ênfase do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel consiste em reverter as práticas de saúde, estabelecendo a conexão entre os serviços de saúde e a inclusão social e cidadã, fortalecendo as políticas públicas. Outro aspecto destacado é a forte vinculação com a realidade regional e a transformação da realidade de saúde nesse contexto.

O Doutorado em Enfermagem da UFPel abrange três linhas de Pesquisa: Enfermagem e Saúde Mental e Saúde Coletiva; Práticas, Saberes e Cuidado na Saúde e Enfermagem no Sistema Familiar e Contexto Rural; e Processo de Trabalho em Saúde, Educação e Enfermagem.