CDTec comemora aniversário e avalia trajetória de três anos

19 de Março de 2012

cdtec-1.JPG O Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel (CDTec) completou neste mês de março seus três anos de existência. Para avaliar a trajetória da unidade e sua posição na instituição, reuniram-se representantes dos técnico-administrativos, discentes e docentes.

docentes1.JPG O CDTec, que abriga cursos de fronteira do conhecimento, caminha para se tornar uma grande unidade acadêmica da UFPel. Hoje ele concentra os cursos de graduação em Biotecnologia, Engenharia Geológica, Engenharia do Petróleo, Engenharia de Materiais, Engenharia Hídrica, Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Tecnólogo em Geoprocessamento. No campo da pós-graduação, conta com o consolidado programa de pós-graduação em biotecnologia, nos níveis mestrado e doutorado, e nestes últimos três anos de sua história, já criou mais três programas de pós-graduação: Ciência da Computação, Ciência e Engenharia de Materiais e, recentemente, Recursos Hídricos.

tecnicos-administrativos.JPG A unidade acadêmica CDTec conta com 1.286 estudantes, 75 professores e 14 servidores técnico administrativos.

O Programa sem fronteiras da Capes-CNPq teve participação significativa dos estudantes do CDTec, em especial Biotecnologia e Computação. Metade da vagas institucionais foram pleiteadas e ocupadas pelos alunos do Centro.

Recursos de pesquisas captados pelo CDTec através de projetos de pesquisadores ultrapassam 4 milhões de reais nos últimos três anos, em áreas como saúde, recursos hídricos e petrolíferos, energia e tecnologia da informação.

O grupo de professores do CDTec, incluindo seu diretor, foi responsável pelo fortalecimento de rede internacional, através de visitas em países como Singapura, Coréia e EUA. Também busca participação em comitês de gestão relacionados ao ensino e pesquisa junto ao MEC, MCT, CAPEs, CNPq, Finep e Fapergs.

“Estamos muito felizes pelo momento que estamos vivendo de contribuição para instituição. Desejamos aumentar e qualificar a interação com as demais unidades acadêmicas para promover um crescimento equilibrado da UFPel. Precisamos dar uma atenção especial aos novos cursos de graduação e aos programas emergentes de pós-graduação”, declarou oDiretor do CDTec, professor Odir Dellagostin, parabenizando também o Centro de Engenharias e o Centro de Ensino à Distância, criados em conjunto com o CDTec.