Reitor reúne-se com presidentes da CAPES e do CNPq e com diretor da FINEP, para tratar de projetos no âmbito da Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel

9 de Março de 2012

reuniao-capes-e-cnpq.JPG Em reunião ocorrida em Brasília no último dia 5, o reitor César Borges deu prosseguimento às iniciativas que visam fortalecer ainda mais a pesquisa e a pós-graduação na UFPel. Acompanhado do diretor de Pesquisa da UFPel, Marcio Nunes Corrêa, ele conversou com os presidentes da CAPES, Jorge Guimarães, e do CNPq, Glaucius Oliva.

Na oportunidade, Cesar Borges explanou àquelas autoridades sobre o interesse da UFPel em participar, de forma efetiva e com maior brevidade possível, do Programa Jovens Talentos para a Ciência (cujo edital será publicado nos próximos dias), e também do projeto inovador “Abrindo a UFPel e a Ciência para a comunidade”. Este projeto romperá com o conservadorismo habitualmente existente na Academia, pois irá aprimorar as ações anteriormente realizadas pelo Programa Vizinhança Campus-Porto e no antigo Pré-Vestibular Desafio.

Tal iniciativa será desenvolvida no período das férias da Universidade, atendendo à solicitação do Presidente da CAPES, Jorge Guimarães. A elaboração das várias atividades vinculadas ao projeto será objeto de reunião que o reitor irá promover com a participação dos pró-reitores de Pesquisa e de Extensão e Cultura, e representantes de diferentes segmentos da área de pesquisa, nos próximos dias.

O reitor e o diretor de Pesquisa da UFPel também participaram de reunião ocorrida na FINEP, no dia seguinte, na cidade do Rio de Janeiro, onde solicitaram informações sobre a liberação de verbas para os inúmeros projetos aprovados por aquele órgão, para a Universidade Federal de Pelotas.

Segundo o diretor da Finep, Ricardo Rosa, a preparação e o encaminhamento dos projetos enviados nos últimos anos (2008 e 2010) pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel (PRPPG), foram muito bem realizados, porém, grande parte destes aguardam a transferência de verbas do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para a Finep. Também foi comentado que não há previsão por parte da Finep para a remessa destes valores, pois esta medida depende daquele Ministério.

Ao tomar conhecimento deste fato, o reitor César Borges decidiu solicitar audiência com o Ministro para reforçar a importância para as diferentes áreas da pesquisa, para o desenvolvimento regional, e reiterar a necessidade de aportar verbas para a pesquisa na UFPel.

Em relação ao projeto CT-Infra 2011, encaminhado pela Reitoria, o mesmo ainda será avaliado pela Finep, juntamente com propostas das demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e de outras instituições de pesquisa, nas reuniões que serão realizadas em breve, conforme a agenda da Finep, para atender as demandas de todo o país.

Nos próximos dias, o reitor irá convidar pesquisadores de diferentes áreas, que integram o quadro docente da UFPel, para tratar das iniciativas a serem empreendidas visando estimular a formação científica e o espírito inovador entre os estudantes, assim como propor projetos capazes de promover o crescimento do Estado, por meio da tríplice hélice governo-universidade-empresa.