Pró-Reitorias Administrativa e de Extensão e Cultura têm novos titulares

9 de Março de 2012

A morte do pró-reitor administrativo da UFPel, professor Elio Paulo Zonta, levou a instituição a promover alterações no comando de duas pró-reitorias. O professor Luiz Ernani Gonçalves Ávila deixou a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura para assumir a Pró-Reitoria Administrativa. A área de Extensão e Cultura tem agora como titular o professor Gilberto de Lima Garcias.

ernani-avila.jpg Formado em Direito, com especialização em Economia e formação pedagógica no Esquema 1, Ernani Ávila ingressou na UFPel em agosto de 1975, como assessor do reitor Delfim Mendes Silveira. É concursado na área de Sociologia e lotado no Instituto de Ciências Humanas, onde leciona desde 1976. Atravessando as gestões dos reitores Antonio Cesar Borges e Inguelore Scheunemann de Souza, foi procurador-geral da UFPel, no período de 1994 a 2000, e assessor especial da Reitoria, no período de 2001 a dezembro 2004. De 2006 a 2008 atuou como coordenador do Curso de Economia. Na atual gestão de Cesar Borges, ocupava o cargo de pró-reitor de Extensão e Cultura, desde janeiro de 2009.

garcias.JPG Gilberto Garcias possui graduação em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (1990), graduação em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1979), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Genética, atuando principalmente nos seguintes temas: malformação congênita, epidemiologia, mutagênicos e aconselhamento genético. É revisor do Jornal de Pediatria e da Revista de Saúde Coletiva, também atuando como avaliador institucional e de cursos do SINAES-MEC. O professor desempenhava, atualmente, o cargo de coordenador do Colegiado de Curso da Faculdade de Medicina.